Fábrica de Palmela "reabre" a 20 de Abril

Estado de emergência não impede a Autoeuropa de laborar, esclarece o ministro da Economia

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esclareceu que o estado de emergência não impede o funcionamento das empresas industriais, como a Autoeuropa, e, por isso, a fábrica de automóveis de Palmela, pode regressar ao trabalho a 20 de Abril. Nesse dia "se tiverem condições de mercado, poderão iniciar a sua laboração. No âmbito do estado de emergência, não há nenhum impedimento ao funcionamento das empresas industriais”, notou Siza Vieira. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital sublinhou ainda que o funcionamento deste tipo de empresas está, essencialmente, dependente da procura e do acesso aos fornecimentos. Assim, mesmo que o estado de emergência seja renovado para depois de 17 de Abril, a empresa poderá retomar a sua atividade na data prevista.
Fabrica deve retomar produção dia 20 

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de Abril, pretendendo recorrer ao ‘lay-off’ simplificado (redução do horário ou suspensão dos contratos) para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data, revelou a Comissão de Trabalhadores.
“O regresso ao trabalho será feito de forma gradual em horários reduzidos, inicialmente sem turno da noite, a funcionar de segunda a sexta-feira sob aplicação do regime de ‘lay-off’ simplificado”, referiu a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, com base na informação que lhe terá sido comunicada na terça-feira pela administração da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela.
Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa adiantou que a empresa comunicou também que, “de 13 a 19 de Abril, não pretende aplicar mais ‘downdays’ coletivos (dias de não produção remunerados) e apontou para o gozo individual de férias remanescentes de anos anteriores, dias especiais, descansos compensatórios ou ‘downdays’ individuais” nesse período (de 13 a 19 de Abril).
A administração da Autoeuropa “prevê o restabelecimento do horário, se acordo com o Acordo de Empresa de 2019, a partir da semana 23 (primeira semana do mês de Junho)”.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários