Abril online em Grândola, Setúbal, Seixal e Montijo

Comemorar 25 de Abril "em condições especiais"

O 25 de Abril vai ser celebrado na vila de Grândola através das plataformas digitais com um programa virtual preenchido com concertos, documentários e mensagens de artistas portugueses e estrangeiros, divulgou o município alentejano do distrito de Setúbal. No Montijo e em Setúbal a data também é comemorada em casa com diversas iniciativas disponíveis nas redes sociais dos município. Diogo Piçarra vai dar um concerto no âmbito das comemorações do 46º Aniversário do 25 de Abril, promovidas pelo município do Seixal. O espetáculo está marcado para esta sexta-feira, às 21h30, e será feito a partir da sua casa, através da página de Facebook do município. 
Este ano o 25 de Abril comemora-se em casa

Na terra da senha do 25 de Abril, este ano, "em condições especiais" devido à pandemia de covid-19, que priva a população da "liberdade de ir para a rua festejar", o município de Grândola, a Vila Morena, comemora os 46 anos da revolução dos cravos, com recurso às novas tecnologias, em plataformas digitais como o Facebook, Instagram e Youtube.
O programa virtual, divulgado pela Câmara de Grândola inclui concertos, documentários, mensagens de artistas nacionais e internacionais e sugestões de música, filmes e de livros sobre Abril.
Um dos momentos altos da programação acontece na sexta-feira à noite, véspera do dia da revolução dos cravos, com um concerto exclusivo comemorativo, às 22 horas, com o letrista, compositor e intérprete Luis Galrito.
Às 00h20 de sábado serão lançados 25 morteiros, acompanhados pela música de José Afonso "Grândola Vila Morena".
Outro dos destaques do programa recai na iniciativa "Dá mais força à Liberdade - Mensagens para Grândola", que reúne um conjunto de artistas portugueses e estrangeiros, os quais, em confinamento, gravaram "mensagens para Grândola" a transmitir, às 21 horas, de sexta-feira e sábado.
Mário Lúcio (Cabo Verde), The Last Internationale (EUA), Golosa la Orquestra (Chile), Sérgio Godinho, Carlão, Rui Reininho, Samuel, Afonso Dias, Albano Nunes, António Manuel Ribeiro, Quem te viu, quem te vê -- Instituto Memória Musical Brasileira, Luis Galrito, António Duarte, Rui Pato, Grafonola Voadora, Viriato Teles e José Fanha são os artistas participantes.
No sábado, as comemorações oficiais começam a ser transmitidas, às 10h40, com uma arruada virtual da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, seguido, às 11 horas, pelo Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho, com mensagens dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Grândola.
Outro dos pontos altos das comemorações, segundo a autarquia, ocorre pelas 15 horas, altura em que a população é convidada a cantar, nas suas janelas e varandas, o tema "Grândola, Vila Morena" e o Hino Nacional.
As comemorações do 25 de Abril em Grândola prosseguem no domingo, às 15 horas, com a divulgação do documentário "Se fores preso, camarada", com "testemunhos de grandolenses perseguidos e presos durante o Estado Novo", numa produção do município local.
A câmara lançou ainda dois desafios 'online' aos munícipes, um deles para escreverem uma frase, um texto, um poema ou fazerem uma ilustração ou uma colagem para expor no dia 25 de Abril nas suas janelas, varandas, muros ou portões, como forma de "mostrar que, mesmo em casa, a Liberdade está a passar por aqui".
O segundo desafio, "Cartas a Abril", consiste em escrever uma pequena carta à Liberdade e enviar para o endereço eletrónico da Biblioteca Municipal de Grândola, biblioteca@cm-grandola.pt, e que serão divulgadas no domingo.

Setúbal comemora 25 de Abril online
Setúbal, à semelhança de outras cidades do país, vai este ano celebrar o 25 de Abril online. Para evitar ajuntamentos que podem ajudar à propagação do covid-19, a câmara municipal anunciou que as iniciativas previstas podem ser vistas por todos, bastando para tal aceder às páginas disponibilizadas para o efeito.
A sessão solene que assinala os 46 anos da revolução começa com a marcha do MFA e um texto em voz off, ao qual se seguem depois as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, de representantes de diversas forças partidárias e da presidente da Câmara de Setúbal. Será igualmente difundida a canção “Grândola Vila Morena” e, naturalmente, o Hino Nacional.
A autarquia, ciente da importância da data, exorta a população a cantar, a partir das 15 horas, a “Grândola Vila Morena”, música que Zeca Afonso imortalizou e que simboliza o fim do antigo regime.
“Setúbal em Casa com Arte” é o nome do programa municipal que pretende demonstrar que o município continua a associar as atividades culturais ao espírito da revolução. Nele se incluem as projeções do ciclo “Curtas 25 de Abril – Eurico Coelho – Venham mais 10 ou 11” e a curta-metragem “Gastão Era Perfeito”.
Às 21h30, ainda nas redes sociais municipais, haverá a oportunidade de todos escutarem “Grito de Liberdade”, um concerto comemorativo que conta com a atuação de vários artistas setubalenses.
Estas iniciativas e outras poderão ser vistas acedendo a www.facebook.com/casadaculturasetubal/ e a www.casadacultura-setubal.pt.

Música, poesia e discursos de Abril no Montijo 
O Montijo vai assinalar o 46.º Aniversário do 25 de Abril com iniciativas digitais, incluindo a sessão comemorativa com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
As diversas iniciativas vão estar disponíveis nas redes sociais do Município do Montijo (Facebook e Facebook do CTJA – Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida), entre 24 e 26 de Abril.
O programa comemorativo arranca esta sexta-feira às 21h30, no Facebook do CTJA com a 2.ª parte do espetáculo “As canções da minha vida”, onde Fernando Tordo recorda os grandes temas e as memórias da sua vida artística. O espetáculo, que subiu ao palco do Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida nas comemorações do 25 de Abril de 2019, juntou Fernando Tordo à Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.
No dia 25 de Abril, no Facebook do Município, às 15 horas, vai ser disponibilizada a Sessão Comemorativa do 25 de Abril. O momento vai contar com as intervenções do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta; da presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Catarina Marcelino; e dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal.
Pelas 21h30, também na página municipal na rede Facebook, tem lugar o concerto “Emoções de Abril - do longe se faz perto". A convite da Câmara do Montijo, a Escola de Artes Sinfonias e Eventos desafiou os professores a abrir a porta dos seus lares à comunidade montijense, compondo e gravando, a partir das suas casas, temas alusivos à Revolução dos Cravos.
Juntando a música à magia da poesia e a um apontamento original de banda desenhada, este concerto é uma mensagem de esperança na recuperação rápida de uma das principais conquistas de Abril de 74 - a nossa Liberdade!
Para finalizar, no dia 26 de abril, às 21h30, o Facebook do CTJA vai apresentar o espetáculo “Liberdade, Minha”, da autoria de Fábio Simões e produzido pela United Visionary Arts.
Este é um espetáculo multidisciplinar onde a palavra liberdade é a chave para retratar o antes, o durante e o após o 25 de Abril. O espetáculo esteve em cena no CTJA, nas comemorações de 2019 da Revolução dos Cravos.
Mesmo de outra forma, mesmo à distância é fundamental continuar a relembrar todos aqueles que lutaram pela democracia em Portugal, a comemorar a liberdade e os valores de Abril.

Agência de Notícias

Comentários