Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Sessões ajudam a entender coronavírus em Setúbal

Médicas explicam dúvidas e mitos do vírus da China 

Dúvidas e mitos sobre o coronavírus Covid-1 [o coronavírus] foram desmistificados, ao longo desta quinta-feira em sessões ininterruptas de esclarecimento à população a decorrer no auditório do Mercado do Livramento, em Setúbal. O que são os coronavírus?, Como se transmite o Covid-19 e quais os cuidados a ter?, Como agir perante um caso suspeito?, É seguro receber uma carta ou uma encomenda proveniente da China?, são algumas das questões que encontraram resposta nas sessões promovidas pela Comissão Municipal de Proteção Civil  de Setúbal. 
Sessões de esclarecimento decorreram todo o dia 

Valentyna Lutsiv e Joana China, médicas da Unidade de Saúde Pública de Setúbal, dinamizam as ações na parte da manhã e fornecem um conjunto de informações sobre o Covid-19, as quais visam, sobretudo, desmistificar as dúvidas mais frequentes sobre o novo coronavírus.
Depois de explicar que os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções, sobretudo associadas ao sistema respiratório, e que se transmitem por via respiratória e contacto direto com secreções infetadas, Valentyna Lutsiv explicou em que circunstâncias se identificam casos suspeitos.
“Se a pessoa tem uma infeção respiratória aguda, uma história de viagem para áreas com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início dos sintomas ou esteve em contacto com um caso confirmado de Covid-19 é considerada um caso suspeito”.
Assim, quem regressou recentemente de países como Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão e tiver sintomas como tosse, febre e dificuldades respiratórias deve ligar para o número da Linha Saúde 24 – 800 24 24 24 – e seguir as orientações indicadas.
“É importante que as pessoas saibam que não devem correr de imediato para o hospital ou o centro de saúde. Devem ficar em casa e ligar para a Linha Saúde 24, seguir as indicações e aguardar pelo encaminhamento médico da situação”.
Numa altura em que facilmente se cai no alarmismo e na transmissão de informações incorretas, Valentyna Lutsiv desmistifica também algumas das dúvidas mais frequentes sobre o novo coronavírus.
“É seguro receber uma carta ou encomenda da China, porque o vírus sobrevive poucas horas nas superfícies”.
De salientar, igualmente, que o vírus afeta pessoas de todas as idades, mas os grupos de maior risco incidem nas pessoas com mais de 65 anos e com doenças crónicas.
A iniciativa, promovida pela Comissão Municipal de Proteção Civil, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, no âmbito do programa “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”, prossegue até às 23h00 e conta ainda com a participação de profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal.

Proteção Civil homenageia mulheres 
Também no âmbito do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança” foi inaugurada na manhã de dia 27, no primeiro piso do Mercado do Livramento, a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne mais de três dezenas de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal.
A mostra, patente até dia 27 de Março, é uma homenagem às mulheres que trabalham em várias profissões da Proteção Civil e faz parte de uma exposição maior, com 68 imagens, intitulada “Valentes”, que será inaugurada no dia 8 no Quartel do Carmo, em Lisboa.
“Comecei a fotografar estas mulheres há cerca de um ano, de norte a sul do país, incluindo em Setúbal, em várias entidades de Proteção Civil, que me receberam com grande generosidade”, relata Maria Isabel Silva.
A inauguração da exposição contou com a presença da vereadora Carla Guerreiro, que agradeceu à fotógrafa ter trazido para Setúbal uma exposição que “homenageia mulheres valentes”.
O programa completo do “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança” pode ser consultado aqui.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010