Grândola oferece autocarro escolar ao Tarrafal

Município português "leva a alegria" as crianças de Cabo Verde  

A Câmara de Grândola entregou ao município do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo-Verde, um autocarro para o transporte dos alunos, de 32 lugares, da comunidade escolar. Esta dádiva acontece no âmbito do protocolo de cooperação entre os dois municípios. Nesta sequência da geminação entre os dois municípios foram enviados diversos materiais e equipamentos de apoio à atividade municipal naquele território. Trata-se, segundo o presidente do concelho do Tarrafal, José Nunes Soares, de uma oferta que além de reforçar o serviço de transporte escolar, vai ainda servir a cultura e a juventude.
Autocarro aproxima Grândola de Cabo Verde 

Com essa entrega, lembrou, que a autarquia está a cumprir a promessa de que o município ia ter dois autocarros a funcionar nesse ano letivo 2019/2020 para o transporte escolar. Na ocasião, o autarca anunciou a chegada de mais um autocarro e duas ambulâncias para servir Tarrafal e toda região Norte da ilha de Santiago, e ainda de um camião de combate a incêndio.
Relativamente ao camião de combate a incêndio, informou que o mesmo, de momento, se encontra no Porto da Praia, reforçando que assim como o transporte escolar, esta é uma outra preocupação e necessidade desse município. “A nossa preocupação é a educação, saúde e a inclusão social, e fazer de tudo para que todos estejam integrados, independente da sua condição física, económica, raça ou credo”, conclui o presidente tarrafalense.
Por sua vez, o vereador da Câmara de Grândola Fernando Sardinha disse que a entrega desse autocarro representa "o contributo do seu município para o desenvolvimento do Tarrafal". Aliás, lembrou, "que os dois municípios partilham muitas características e potencialidades no sector do turismo, e que também têm vários problemas e desafios comuns".
A cerimónia, em que estiveram presentes alunos, professores e pais e encarregados de educação, contou, de entre outras, com a intervenção da delegada do Ministério da Educação, Judite Costa, que manifestou a sua satisfação em nome de toda a comunidade educativa.
Esta doação, segundo esta responsável, vai ter um “impacto grande” para a educação nesse concelho, tendo em conta as dificuldades que os alunos têm para chegar as escolas, referindo-se a dispersão das localidades e dificuldades financeiras dos pais e encarregados de educação.
Daí, que aproveitou a presença dos alunos para pedi-los para se esforçarem e se dedicarem mais, isto porque, lembrou, o retorno que se espera é o sucesso deles. O município português entregou ainda ‘kits’ escolares e materiais desportivos à Câmara da Tarrafal.
Trata-se de conjuntos educativos "compostos por mochila, estojo, manuais escolares, cadernos pautados lisos e quadriculados, lápis de carvão, esferográficas (azuis, vermelhas e pretas), borrachas, afias metálicos, lápis de cera, tesouras, lápis de cor, giz (branco e colorido), canetas de feltro e marcadores", adianta o município do distrito de Setúbal.
A paróquia de Grândola associou-se igualmente a esta ação com a oferta de dois órgãos de igreja, a par do Clube Recreativo o Grandolense que disponibilizou material desportivo, como camisetas, blusas, calções, bolas e chuteiras de futebol para as crianças do Tarrafal.

Agência de Notícias 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários