Cidadania e inclusão discutidos no Montijo

Governo elogia trabalho com pessoas com deficiência no Distrito de Setúbal 

A Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal realizou a Conferência Final do Projeto “Youth Lab 4 Inclusion”, no Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo, momento que contou com a presença de centenas de jovens de todo o distrito de Setúbal. O “Youth Lab 4 Inclusion” é um projeto co-financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade que visa fomentar a cidadania e a inclusão como direitos universais, fomentando a participação ativa dos jovens, com ou sem deficiência, entre os 12 e os 23 anos. Em 2018 e no corrente ano estiveram envolvidas 24 escolas do distrito de Setúbal, com 25 grupos de jovens. Montijo participou através Escola Secundária Poeta Joaquim Serra.
Projeto envolve 24 escolas do distrito de Setúbal 


A conferência contou com a apresentação dos vários projetos, levados a cabo por diversas escolas e do testemunho dos seus intervenientes. O artista Virgul e o grupo de dança wheel Dance da Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal animaram o evento.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, foi o orador na sessão de abertura da conferência, referindo ser “uma alegria poder acolher este evento de jovens e professores que criaram projetos para que outros sejam mais felizes. Um exemplo que deve ser reproduzido e incentivado em todas as escolas a nível nacional e porventura no mundo inteiro”.
“Sempre acreditámos na necessidade de criar os meios que permitem, aos jovens, participar na construção de cidades mais livres e democráticas. Este projeto e este evento são um passo nessa direção”, afirmou o presidente.
Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, encerrou a cerimónia sublinhando que a Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal “é uma associação pequena, comparada com muitas que há por este país fora, de apoio a pessoas com deficiência, mas tem esta capacidade de pensar fora da caixa, no fundo, de concretizar os desafios que nós, no governo, planeamos e planificamos”.
“Acredito que, dentro de alguns anos, esta vossa geração vai ter uma visão diferente e uma maior abertura para trabalhar com pessoas muito diferentes”, afirmou a secretária de estado.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários