Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Antiga Escola de Arraiados é sede da Inovar Autismo

Associação quer que Pinhal Novo seja o centro da inclusão plena das pessoas com deficiência

A Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão vai utilizar uma área da antiga Escola de Arraiados, em Pinhal Novo, para criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão, um espaço de criação e experimentação de novas metodologias inclusivas no âmbito do autismo e outras neurodiversidades. A parceria entre a Câmara de Palmela e a Inovar Autismo foi formalizada com a celebração de um contrato de comodato que permitirá a cedência do espaço a esta associação sem fins lucrativos.
Escola ganha nova vida com a sede da Inovar 


Para Álvaro Amaro, é “uma honra para o município” fazer parte desta solução e “um modesto contributo” na vida desta jovem Associação, que assume a nobre missão de promover a inclusão das pessoas com autismo e outras neurodiversidades nas suas comunidades de pertença.
Recordando ainda outros exemplos já concretizados no território, o presidente da Câmara de Palmela destacou que esta é "uma resposta que consubstancia um dos compromissos de mandato assumidos: a reconversão de uma escola desativada para funções de relevância social e comunitária".
Com uma afetação parcial do imóvel ao projeto da Inovar Autismo, a Escola de Arraiados reúne ainda condições para acolher novas dinâmicas, nomeadamente no domínio da Proteção Civil.
Agradecendo a aposta da Câmara de Palmela, a presidente da Inovar Autismo, Ana Nogueira, mostrou-se confiante e determinada em tornar Palmela “a centralidade da inovação e da inclusão plena das pessoas com deficiência”, através da realização de um trabalho assente no conceito de uma “sociedade para todos”.
Apologista de que os meios rurais devem ser valorizados, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, Ana Nogueira encara a localização da sede num meio rural como um “grande desafio” e espera que “a Inovar Autismo deixe o seu cunho na sustentabilidade e valorização do território”.
Terapias, atendimento a famílias e pessoas com autismo e outras neurodiversidades, ações de mediação e coaching, programas de formação, projetos inclusivos com recurso designadamente à música, workshops, debates, eventos com as parcerias locais e exposições são as atividades que a Inovar Autismo pretende realizar no seu novo espaço.
O edifício escolar localiza-se na Rua da Escola, no lugar de Arraiados, na freguesia de Pinhal Novo. Insere-se numa zona rural, de baixa densidade populacional e com pouca atividade comercial estabelecida. Está desativada à alguns anos.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010