Requalificação do espaço público na Costa de Caparica

Meio milhão de euros para obras na cidade 

A Câmara de Almada, o Fundo Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente assinaram Protocolo de Colaboração para apoiar o financiamento de requalificação do espaço público na Costa de Caparica. O Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira, contempla o apoio de meio milhão de euros, do Fundo Ambiental, à Câmara de Almada no âmbito da adaptação às alterações climáticas, para concretização da intervenção de requalificação do espaço público da Costa de Caparica.  Para a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, o principal objetivo é "fazer bem as coisas para usufruto das populações e requalificação do território". 
Costa da Caparica vai ter novos investimentos 


O protocolo foi assinado entre o Município de Almada, o Fundo Ambiental e Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e visa apoiar o financiamento destes projetos e obras.
A concretização da ação de requalificação é definida com o nível de prioridade elevada, no âmbito do Programa de Execução e Plano de Financiamento do Programa da Orla Costeira de Alcobaça-Cabo Espichel, para o qual se estabelece um montante global de "investimento de 500 mil euros (100 mil euros em 2019 e 400 mil euros em 2020)", diz a Câmara de Almada em comunicado.
O vice-presidente da APA, Pimenta Machado, aproveitou a ocasião para fazer o balanço final da empreitada de alimentação artificial das praias urbanas da Costa de Caparica e de São João da Caparica, salientando "o apoio de todas as entidades envolvidas, mas sobretudo da Câmara de Almada e da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, a este projeto".
Pimenta Machado recordou que esta intervenção, "concluída a 23 de Setembro, antes do prazo previsto, visa a proteção e defesa da orla costeira, mas também melhorar a qualidade das praias para uso balnear".
Sobre o protocolo de colaboração, a diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, salientou "a disponibilidade de toda a equipa do Fundo Ambiental para o que for necessário, para resolver as dificuldades, para responder aos desafios que surjam".
Para a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, a empreitada de reposição de areias e a assinatura deste protocolo "são bons exemplos da colaboração que todas as entidades devem ter".
A autarca almadense afirmou ainda que o principal objetivo é "fazer bem as coisas para usufruto das populações e requalificação do território".
Na cerimónia, realizada no Posto de Turismo, na Costa de Caparica, estiveram também presentes a vereadora na Câmara de Almada, Teodolinda Silveira e o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, José Ricardo Martins.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários