Moita investe 3,5 milhões em nova iluminação pública

Autarquia coloca LED e poupa 450 mil euros de despesa por ano na fatura da luz 

O município da Moita assinou um protocolo com a Ferrovial Serviços para a implementação de iluminação LED em todo o concelho da Moita. Trata-se, diz  a Câmara da Moita, de "um investimento municipal de 3,5 milhões de euros em nove mil novas luminárias, cujo contrato, com a duração de 10 anos, permitirá converter a totalidade da iluminação pública". Com esta medida, a Câmara da Moita irá proceder à substituição da iluminação pública existente por iluminação LED, o que se traduz "numa poupança significativa dos consumos de energia elétrica, ao mesmo tempo que se otimiza os níveis de iluminação e se reduz a emissão de gases de efeito de estufa", sublinha a autarquia. 
Câmara quer poupar energia e melhorar ambiente 

Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, considera esta acção “decisiva para a melhoria da iluminação pública”, proporcionando mais condições de segurança aos munícipes e maior poupança e eficiência energética, uma vez que, os gastos com a iluminação pública “representam um peso muito considerável no orçamento do município”, além do impacto ambiental.
De referir que os gastos energéticos, nomeadamente com a iluminação pública, representam atualmente um peso muito considerável no orçamento do município: cerca de 650 mil euros anualmente.
Duarte Torres, diretor de infraestruturas na Ferrovial, representou a empresa na assinatura do protocolo e expôs que o contrato obrigará a “uma melhoria da eficiência energética, a qual se estima alcançar os 60 por cento de poupança para o município”, representando “menos 450 mil euros de despesa por ano”.
Quanto à execução do projecto, será iniciada logo que seja emitida a aprovação do tribunal de contas. Segundo Duarte Torres, a partir desse momento “será feita uma instalação rápida, contratualizada para estar concluía em 6 meses, no entanto consideramos que é possível concluir antes”.
Tendo em conta o objetivo – mais-valias económicas e ambientais –, o contrato prevê a realização de um relatório de medição e verificação anual que "avaliará as economias de energia obtidas por aplicação dos critérios de avaliação do desempenho, designadamente o nível de racionalização e eficiência energética e o grau de poupança e variação do consumo em relação à situação atual", diz a autarquia. 
A intervenção prevê ainda, além da substituição de todas as atuais luminárias por outras mais eficientes, a correcção, implementação e gestão de medidas de melhoria da eficiência energética dos equipamentos identificados no caderno de encargos colocado a concurso.
Como o objetivo do protocolo é conseguir ganhos económicos e ambientais, será ainda realizado um relatório de medição e verificação anual, que avaliará as economias de energia obtidas por aplicação dos critérios de avaliação do desempenho. Designadamente o nível de racionalização e eficiência energética e o grau de poupança e variação do consumo em relação à situação atual.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários