Diretor adjunto da prisão do Montijo demitiu-se

Suspeito de desviar 50 mil euros da cadeia 

O diretor adjunto da cadeia do Montijo demitiu-se, na sequência de um processo disciplinar por suspeitas de desvio de cerca de 50 mil euros do fundo que geria as retribuições monetárias do trabalho dos reclusos. A infração foi detetada pela diretora da prisão, Hermínia Pacheco, que deixou o lugar nesta terça-feira.  O diretor adjunto acedia à conta corrente onde era depositado o dinheiro pago aos reclusos, desviando dezenas de milhares de euros. Além de uma queixa-crime ao Ministério Público, a deteção da infração deu origem à abertura de um processo disciplinar.
Diretor adjunto terá desviado dinheiro da cadeia 

O diretor adjunto da cadeia do Montijo, Nuno Rodrigues, demitiu-se do cargo, na sequência de uma inspeção feita, recentemente, àquele estabelecimento prisional. De acordo com o Jornal de Notícias, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, confirma a saída de um diretor que, no início do ano, viu-se envolvido num processo fraudulento de desvio de 50 mil euros do fundo que geria as retribuições monetárias do trabalho dos reclusos. 
A mesma fonte nega, diz o mesmo jornal, que o responsável pela tesouraria da prisão "tenha sido demitido em consequência de processo disciplinar" então instaurado. Contudo, não refere se o mesmo processo disciplinar já foi concluído e quais as suas conclusões. "A pessoa em causa, na sequência de atividade inspetiva, solicitou o fim da sua comissão de serviço, indo trabalhar como técnico para outro estabelecimento prisional", declara a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
De saída está também a diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo. Hermínia Pacheco tomou posse, nesta terça-feira, como diretora adjunta da cadeia de Monsanto. 
Para Jorge Alves, presidente do Sindicado Nacional do Corpo da Guarda Prisional, "a renomeação da diretora", assim como o secretismo que rodeia o processo disciplinar relativamente ao desvio de 50 mil euros dos cofres da prisão do Montijo, "é o exemplo da impunidade total que afeta todo o sistema prisional", disse o sindicalista ao Jornal de Notícias.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários