Turismo oferece mundo de experiências em Setúbal

Visitas guiadas, um passatempo de fotografia e um sorteio de experiências no dia do Turismo 

Um mundo de experiências está à descoberta em Setúbal, a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, com um conjunto de iniciativas, de participação gratuita, que revelam a riqueza singular do património do concelho setubalense. Visitas guiadas, um passatempo de fotografia e um sorteio de experiências fazem parte do role de atividades que a Câmara de Setúbal propõe para assinalar o Dia Mundial do Turismo. Um passatempo de fotografia na rede social Instagram, subordinado ao tema “Setúbal é Um Mundo de Natureza”, é outro dos atrativos das comemorações locais do Dia Mundial do Turismo, neste caso para desafiar a captação dos melhores instantâneos inspirados na Serra da Arrábida, no Estuário do Sado e na Baía de Setúbal.
Setúbal prepara dia do Turismo 

Na Casa da Baía realiza-se uma visita guiada ao Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, que apresenta a fauna e a flora do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado, com particular ênfase para a comunidade residente dos golfinhos do Sado. Inclui uma degustação de Moscatel de Setúbal.
Já no Moinho de Maré da Mourisca, a visita guiada leva os participantes ao espaço museológico da Sala das Mós e aos trilhos da Herdade da Mourisca, para a descoberta de um dos locais mais emblemáticos da região, com quatro séculos de história, para contemplação da natureza da Reserva Natural do Estuário do Sado.
As atividades na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca, ambas com sessões às 10h30 e às 14h30, têm um limite máximo de vinte pessoas por atividade.
Já no Centro Histórico de Setúbal, no Bairro da Fonte Nova, a Mercearia Confiança do Troino, fundada em 1926 e reabilitada num projeto municipal, propõe uma viagem no tempo para a descoberta de utensílios e máquinas que fazem parte da memória coletiva da cidade. Esta visita tem um limite máximo de 15 pessoas por atividade, com sessões às 10h30 e às 14h30.
As exposições “Indústria Conserveira”, “Encontro do Povo” e “Mercearia Liberdade”, que perpetuam a importância do turismo ligado aos patrimónios cultural, económico e social, dão-se a conhecer no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em visitas guiadas às 10h00 e às 14h30, com um limite máximo de 25 pessoas por atividade.
O programa que assinala em Setúbal o Dia Mundial do Turismo inclui ainda uma visita guiada ao Convento da Arrábida, fundado no século XVI, considerado um dos principais testemunhos históricos, paisagísticos e arquitetónicos do território setubalense.
As visitas, às 9h30 e às 15h30, têm um limite de 30 participantes por atividade. O ponto de encontro é na Casa da Baía, local do qual sai, às 8h45 e às 14h30, um transporte gratuito para o Convento da Arrábida.
Já em Azeitão, a Casa Museu José Maria da Fonseca abre portas, às 15h30 para uma visita guiada que leva à descoberta de técnicas enológicas ancestrais e, em particular, da Adega dos Teares Velhos, na qual repousam alguns dos mais antigos moscatéis de Setúbal.
Esta atividade, para um máximo de trinta participantes, tem como ponto de encontro a Casa da Baía, local do qual sai, às 14h30, um comboio turístico, gratuito, em direção à adega localizada em Vila Nogueira.

Setúbal é Um Mundo de Natureza no Instagram
Um passatempo de fotografia na rede social Instagram, subordinado ao tema “Setúbal é Um Mundo de Natureza”, é outro dos atrativos das comemorações locais do Dia Mundial do Turismo, neste caso para desafiar a captação dos melhores instantâneos inspirados na Serra da Arrábida, no Estuário do Sado e na Baía de Setúbal.
Os interessados em participar no passatempo, a decorrer até 27, podem concorrer com um máximo de três fotografias, que devem ser carregadas no Instagram e identificadas com os hashtags #SetubaleumMundodeNatureza, #SetubaleumMundodeExperiencias e #visitsetubal.
O evento, que atribui prémios às três melhores imagens, nomeadamente uma câmara digital, um fim de semana em bungalow no EcoParque do Outão e um passeio no rio Sado para observação de golfinhos, é analisado por um júri composto por Carlos Mata, pró-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Fernando Pinho, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e pelo fotógrafo profissional André Areias.
O programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo propõe, igualmente, um sorteio de experiências, que incluem um passeio a cavalo e atividades de stand up paddle, coasteering, sightseeing, observação de golfinhos e de degustação vínica.
Na página municipal dedicada ao Dia Mundial do Turismo, além de informações detalhadas sobre cada uma das propostas para festejar o Dia Mundial do Turismo em Setúbal, é possível realizar as inscrições para as visitas guiadas e consultar os regulamentos do passatempo de fotografia e do sorteio de experiências.
Paralelamente, as comemorações locais do Dia Mundial do Turismo incluem, no dia 27, às 9h30, uma receção de boas-vindas da Câmara Municipal a alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e, entre os dias 27 e 29, das 10 às 23 horas, na Casa da Baía, a Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
Leia outras notícias do dia em 

Comentários