TST prolongam carreiras para as praias da Arrábida

Restrições no acesso às praias vão manter-se nos fins de semana de Setembro

A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) vai prolongar os serviços de transporte que asseguram o acesso às praias da Arrábida, no concelhio de Setúbal, até ao final do mês de Setembro, foi  anunciado esta sexta-feira. Em comunicado, a empresa recorda que o serviço de transporte para a Arrábida “resulta de uma parceria com a Câmara de Setúbal, em funcionamento desde o início do verão, cujo objetivo é garantir o acesso fácil e rápido às praias da região”. A Câmara de Setúbal também aprovou a prorrogação das restrições à circulação automóvel nos acessos às praias da Arrábida, que deveriam ter terminado no fim da época balear, a 15 de Setembro, mas que se vão manter até ao final do mês, apenas aos fins de semana.
Praias com autocarros até final do mês 

A TST – Transportes Sul do Tejo vai prolongar os serviços de transporte que asseguram o acesso às praias da Arrábida, até ao final do mês de Setembro.
De acordo com os TST, “as carreiras 723, 723A e 722 vão funcionar apenas aos fim de semana (dias 21, 22, 28 e 29 de Setembro) e o serviço de vaivém gratuito, que circula entre a Praia da Figueirinha e o Creiro, e que assegura o acesso às Praias de Galapos, Galapinhos e Creiro será prolongado diariamente, até 30 de Setembro de 2019″.
No passado dia 11 de Setembro, a Câmara de Setúbal também aprovou a prorrogação das restrições à circulação automóvel nos acessos às praias da Arrábida, que deveriam ter terminado no fim da época balear, a 15 de Setembro, mas que se vão manter até ao final do mês de Setembro, apenas aos fins de semana.
Na altura, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, justificou a decisão da autarquia com a manutenção do tempo quente, que, normalmente, se traduz numa maior afluência utilização das praias da região.
"As restrições à circulação automóvel deviam terminar no dia 15 de Setembro, mas decidimos prorrogar essas restrições, apenas nos fins de semana, porque se mantêm as condições climatéricas favoráveis à utilização das praias", disse Maria das Dores Meira, após a aprovação da proposta pela maioria CDU e pelo PS, com voto contra do eleito do PSD.
De acordo com a autarca setubalense, "o ano passado o encerramento foi a 15 de Setembro, mas como o tempo quente se manteve por mais algum tempo, nos dois fins de semana seguintes a circulação automóvel nos acessos às praias foi um caos".
"Este ano, à cautela, e uma vez que se prevê a continuação do tempo quente, decidimos prolongar estas restrições à circulação de automóveis na Arrábida. Durante a semana, como já não há tanta gente de férias, acreditamos que já não se justifica", acrescentou Maria das Dores Meira.

Evitar os congestionamentos de trânsito
A "Estratégia Municipal para a Mobilidade Acessível, Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal", implementada pela primeira vez o ano passado, estabelece um conjunto de restrições à circulação automóvel nos acessos às praias da Arrábida, a par de um reforço significativo do transporte público durante a época balnear.
Trata-se de um conjunto de medidas para evitar os congestionamentos de trânsito provocados pelo estacionamento desordenado e permitir a circulação de viaturas de emergência em caso de acidente ou de incêndio na Serra da Arrábida, situações que poderiam colocar em risco a vida de milhares de veraneantes.
De acordo com as restrições que já estão em vigor pelo segundo ano consecutivo, durante a época balnear é proibida a circulação de viaturas particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, sendo apenas permitida a passagem de transportes públicos, veículos de emergência e de residentes.
Por outro lado, os veraneantes têm a possibilidade de deixar as viaturas em parques de estacionamento gratuitos previamente definidos na cidade de Setúbal, seguindo depois para as praias em carreiras regulares dos autocarros dos TST - Transportes Sul do Tejo.
Antes da implementação do novo esquema de circulação rodoviária eram frequentes os bloqueios da estrada de acesso às praias da Arrábida, devido ao estacionamento desordenado, situação que estava identificada como um grande perigo potencial em caso de acidentes graves e que poderia mesmo inviabilizar a prestação de socorro.



Comentários