Setúbal recebe semana do mar durante 10 dias

Mar inspira semana de experiências na frente ribeirinha da cidade 


A Semana do Mar volta à frente ribeirinha da cidade de Setúbal, entre os dias 19 e 29 de Setembro, com um programa eclético que inclui visitas a navios emblemáticos, conferências, passeios em embarcações tradicionais e batismos de mar. O evento, uma organização conjunta da Câmara de Setúbal, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Aporvela e da Marinha Portuguesa, com diversas parcerias e patrocínios, celebra a crescente relação da cidade com o rio e promove as atividades relacionadas com a denominada economia azul. A abertura oficial da Semana do Mar 2019 está agendada para esta quinta-feira às 9h30, na Casa da Baía, numa sessão que conta com intervenções dos presidentes da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, e da Aporvela, João Lúcio da Costa Lopes.

Semana do mar arranca esta quinta-feira 


Por se encontrar em reparações, o navio-escola Sagres não atraca no cais 2 do porto de Setúbal este ano, mas é possível visitar o veleiro Fryderyk Chopin, a caravela Vera Cruz, o Galeão Andalucia e o navio Pogoria.
As visitas do público em geral aos veleiros emblemáticos realizam-se a 26, das 20h30 às 23 horas ao Fryderyk Chopin e à caravela Vera Cruz, no dia 27, das 10 às 23 horas, ao Fryderyk Chopin, ao Galeão Andalucia e à Vera Cruz, e a 28, no mesmo horário, juntam-se a estas embarcações o navio Pogoria.
A iniciativa “Veleiros ao Luar: Street Food & Music” acompanha a estadia das embarcações no cais 2, entre os dias 26 e 28, das 17 às 24 horas, sempre com animação musical e petiscos variados.
A presença do Vaivém Oceanário é uma novidade na edição deste ano da Semana do Mar. O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa está aberto para visitas de grupos escolares e do público em geral entre os dias 23 e 28, das 10 às 18 horas, e a 29, apenas da parte da manhã.
De salientar, igualmente, a realização de duas conferências, uma sobre lixo marinho e microplásticos, nos dias 19, 20 e 21, na Casa da Baía, que inclui o workshop de investigação “Microplásticos”, no dia 20, às nove da manhã, e uma ação de monitorização e limpeza na praia de Albarquel, a 21, entre as nove e as 13 horas, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias.
A 26, realiza-se uma conferência com enfoque nas comemorações do quinto centenário da primeira circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães. O evento, com inscrições em curso para o email ssandra@portodesetubal.pt, decorre a partir das nove horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Os passeios no rio Sado, a bordo de embarcações tradicionais, são outro destaque do programa da Semana do Mar Setúbal 2019, com saídas nos dias 26, 27 e 28, às 11 e às 15 horas, mediante inscrições a partir do dia 20, gratuitas, pelo telefone 265 545 010.
A Semana do Mar Setúbal 2019 proporciona ainda batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 27 e 28, das 10 às 18 horas, com inscrições no stand da APSS instalado no cais 2.
Há ainda, nos dias 27 e 28, das 10 às 18 horas, e a 29, das 10 às 13 horas, piscinas de batismos de mergulho e torres de escalada, dinamizados pela Aporvela e pela Marinha, e a 28, entre as 10 e as 16 horas, é possível participar em experiências náuticas e batismos de mar, gratuitos, mediante inscrições em www.boatcenter.pt. Para mais informações deve ser contactado o número 969 455 033.

Desporto e música acompanham o evento 
As atividades desportivas também estão em destaque com a realização, a 21, da Travessia do Sado a Nado, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Marina de Tróia, a partir das 14 horas, com inscrições a decorrer em www.jogosdosado.weebly.com.
No mesmo dia, às 15h30, realiza-se a regata “Formula Windsurfing”, a contar para o Campeonato Regional Windsurf Formula Foil, com inscrições através do endereço de correio eletrónico vchaveca@sapo.pt. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 966 337 664.
Já a Regata Cruzeiro Lisboa-Setúbal realiza-se nos dias 27, 28 e 29, com a largada de Lisboa em direção a Setúbal marcada para o primeiro dia, às nove da manhã. A 27 há uma regata no rio Sado, às 13 horas, e no dia seguinte as embarcações saem para Lisboa, às 11 horas. As inscrições podem ser feitas através do contacto telefónico 213 958 910, da Associação Nacional de Cruzeiros.
A música também integra o programa da Semana do Mar Setúbal 2019, com a atuação da Banda da Armada, no dia 25, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os convites, no máximo de dois por pessoa, podem ser levantados previamente na bilheteira do fórum.
A 24, às 10 horas, realiza-se o encontro educativo “Há + Mar”, no âmbito do projeto Escola Azul, no Fórum Municipal Luísa Todi, dirigido a grupos escolares e ao público em geral, e uma visita ao Convento de São Paulo, com inscrições através do endereço de correio eletrónico alferrara@amrs.pt.
No dia 28, às 15 horas, realiza-se o leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, no edifício da Docapesca.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários