Seixal participa na Semana Europeia da Mobilidade

Autarquia incentiva os cidadãos optarem por uma vida mais saudável

A autarquia do Seixal aderiu à “Semana Europeia da Mobilidade, assinalada todos os anos entre 16 e 22 de Setembro. Trata-se de alertar os meios urbanos para a necessidade de impulsionarem meios de transporte sustentáveis e de aliciar os próprios cidadãos a optarem por uma alternativa ao carro individual. Esta 18.ª edição da semana elegeu para palavra de ordem “Caminha Connosco”, forma de chamar a atenção das populações para os benefícios, seja para a saúde, seja para o ambiente, de caminharmos e pedalarmos, em vez de exercitarmos os pés no acelerador e travão do automóvel. As iniciativas que no quadro da Semana da Mobilidade a Câmara do Seixal via concretizar orientam-se para os alunos das escolas, os operadores de transportes e público em geral.
Câmara apela ao uso da bicicleta 

A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se todos os anos de 16 a 22 de Setembro. A iniciativa europeia, que este ano celebra a 18.ª edição, sensibiliza vilas e cidades a promover meios de transporte sustentáveis e a convidar as pessoas a procurarem alternativas ao uso do automóvel particular.
Este ano, o slogan é 'Caminha Connosco', tendo como tema central os benefícios de caminhar e pedalar em segurança, quer para a saúde, quer para o ambiente. Assim, a sessão de formação “Bicicletas, Direitos e Obrigações” tenderá a que os condutores de transportes se ponham no lugar dos ciclistas, e que os alunos das escolas assumam o lugar de operadores de transportes, para que uns e outros cheguem a conclusões quanto à segurança de quem anda na estrada.
Modos de transporte activos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem para manter os nossos corações e corpos saudáveis.
O Seixal vai, mais uma vez, aderir a esta iniciativa, realizando actividades dirigidas a alunos das escolas do concelho, operadores de transportes públicos e público em geral.
A ação de formação Bicicleta – Direitos e Obrigações irá transmitir aos operadores de transportes públicos conhecimentos na óptica do utilizador da bicicleta, e aos alunos das escolas conhecimentos na óptica dos condutores, de forma a deixar conselhos relativos à segurança rodoviária.
Também dirigidas aos alunos das escolas do concelho terão lugar a apresentação da aplicação PeddyApp, de utilização totalmente gratuita, que contabiliza, recorrendo à geolocalização, os quilómetros percorridos a pé, visitas ao Parque Oficinal do Metro Sul do Tejo e ao Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade e um passeio em embarcação tradicional.
Quanto à população em geral, pode participar na operação de limpeza no Dia da Baía do Seixal, a partir das nove da manhã, de 21 de Setembro, ou dirigir-se da parte da tarde à Biblioteca do Seixal para deliciar-se com os contos “Toa na Estrada, Não é uma Boa”, de Paula Farinhas, ou “Porque é Que os Animais Não Conduzem”, de Pedro Soromenho. Esta “Hora do Conto” é para crianças dos 3 aos 12 anos, acompanhadas de familiares.
Por fim, o dia 29 de Setembro é reservado à VIII Pedalada pela Baía do Seixal.


Comentários