Rampa da Arrábida acelera emoções no fim de semana

Setúbal vai virar “capital” da Montanha

O próximo fim de semana ficará marcado pelo regresso da mítica Rampa da Arrábida às competições a serio. Depois de um primeiro teste o ano passado o evento do Clube de Motorismo de Setúbal leva este ano a cabo um evento que integra o Campeonato de Portugal de Montanha. Por isso, os melhores bólides da competição lusa, que habitualmente só são vistos ao vivo em Portugal continental da Serra da Estrela para cima, podem agora, ser apreciados nas margens do Sado. A Rampa da Arrábida estava há muito arredada dos calendários nacionais mas continuava a ser recordada e acarinhada por equipas e pilotos. Inicialmente organizada pela Secção de Motorismo do Vitória de Setúbal, ganhou nova vida no ano passado, quando o Clube de Motorismo de Setúbal, foi criado por um punhado de entusiastas pelo desporto motorizado da capital do Sado e fez regressar a competição automóvel a Setúbal.

Campeonato nacional volta à Arrábida 

As emoções do desporto motorizado estão de regresso a Setúbal, com a Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019, este ano novamente inscrita no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a debitar adrenalina de velocidade e perícia nos dias 7 e 8 de Setembro.
Uma das novidades diz respeito ao aumento do percurso de pista, agora com mais cerca de 600 metros, um novo troço criado logo na parte inicial, incluindo a zona de partida, que acrescenta mais qualidade e desafios aos pilotos que participam este ano na Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019.
Nesta edição, a organização da prova decidiu ainda atribuir nomes a algumas das curvas mais emblemáticas do percurso, oito das quais batizadas com os locais que recebem provas do campeonato nacional, designadamente Penha, Falperra, Serra da Estrela, Santa Marta, Caramulo, Porca de Murça, Arrábida, e Boticas.
A curva antes da meta, com uma zona de miradouro que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade e uma das mais belas baías do mundo, ganhou também um nome especial, neste caso numa homenagem muito pessoal da organização ao setubalense José Augusto Machado.
Pedro Queiroz Pereira, antigo piloto de competição automóvel e empresário, falecido no ano passado aos 69 anos, é homenageado nesta prova que, este ano, tem como ponto nevrálgico de operações as instalações da fábrica do Outão da Secil, tanto no interior como no exterior, ao receber o Parque de Assistência.
A Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019, com entrada gratuita e que dispõe, ao longo do percurso, de zonas dedicadas para o público assistir à prova em segurança, é a terceira edição da carismática competição setubalense que, em 2017, regressou ao calendário desportivo do automobilismo nacional após um interregno de 11 anos.
Nessa altura o repto do possível regresso da Rampa da Arrábida, foi lançado à Câmara de Setúbal, que desde logo se comprometeu a tudo fazer para ajudar a concretizar a sua realização. Dois anos depois, aí está o campeonato principal. 

Motores arrancam já esta sexta-feira 
Mais de uma década depois, o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group está de regresso às belas paisagens da serra sobranceira ao Sado e ao Atlântico, para disputar, neste fim de semana, a edição 2019 da Rampa Pêquêpê da Arrábida.
Será a sétima etapa da temporada, trazendo de volta à competição, depois da paragem de verão, o pelotão de um campeonato que se tem revelado competitivo e atrativo, premiado, prova após prova, com a presença de milhares de espetadores em cada uma das jornadas já disputadas.
No dia 7, no período da manhã, a rampa reserva verificações técnicas entre as nove e o meio-dia, enquanto na parte da tarde há subidas de treino entre as 14 e as 18 horas. No dia seguinte, a 8, os motores fazem-se ouvir na estrada, em competição, entre as 10 e as 15h30, com a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16 horas.
O público pode ainda assistir gratuitamente às verificações técnicas que se realizam no dia 6, a partir das 15 horas, na zona da Praia da Saúde, localizada na Avenida José Mourinho, local no qual se realiza uma sardinhada de convívio e, às 21h30, uma partida simbólica dos participantes em direção à Arrábida.
A Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019 é a sétima prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, competição nacional organizada Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting iniciada em Abril, na Penha, e que termina a 28 e 29 de Setembro, em Boticas.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários