Marcelo no encerramento da Festas de Palmela

Presidente da República vai assistir ao cortejo noturno e ao simulacro de incêndio, no Castelo 

A 57.ª edição da Festa das Vindimas 2019, em Palmela termina esta terça-feira, 3 de Setembro. No último dia do evento, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai marcar presença, no Cortejo Noturno das Vindimas 2019/Palmela 10 Anos Cidade do Vinho, às 23 horas e também no habitual simulacro de incêndio no Castelo de Palmela, previsto para a uma da manhã. A notícia foi avançada pela organização das festas, no site do município de Palmela. O tema do cortejo deste ano centra-se na comemoração dos dez anos da promoção de Palmela a Cidade do Vinho, em 2009. Conta com 13 carros temáticos, oito grupos de desfile, cerca de 200 figurantes a pé, num total de 400 participantes, de algumas das coletividades centenárias da vila, como a Sociedade Filarmónica Humanitária e a Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros.
Pisa da Uva é um dos marcos das festas das Vindimas 


Ao longo destes dias, Palmela Terra Mãe de Vinhos, tem prestado a devida homenagem ao seu legado vitivinícola, aos produtores e vinhos, que continuam a valorizar o território e a arrecadar prémios em concursos internacionais, e à sua identidade local, que assume o expoente máximo nesta Festa.
A vocação vitivinícola do concelho tem sido consolidada pelas várias distinções alcançadas e, como tal, Palmela não descurou o 10.º aniversário da sua eleição a Cidade do Vinho e assinalou esta data com o Cortejo das Vindimas dedicado à efeméride.
Cerca de 400 participantes, dos quais 200 figurantes a pé, deram alma a este cortejo etnográfico, da autoria de José Condença, que contou com a participação dos Gaiteiros do Círio dos Olhos d’Água, Rancho Folclórico do Forninho, Rancho Folclórico de Rio Frio, Bombos de Viana, Escola de Jogo do Pau de Fernando Pó, Burros dos Moinhos Vivos, Mordomia de abertura, Sociedade Filarmónica Humanitária e Sociedade Filarmónica Palmelense Loureiros.
No passado domingo, a saída do Cortejo foi ainda antecedida pela entrega de prémios resultantes do 18.º Concurso Enológhico Internacional “Cittá Del Vino”, no Largo de São João, no espaço Fontanário.
Mas, até esta terça-feira existem mais prémios a revelar: hoje (dia 3), às 19 horas, no Largo de São João, serão revelados os prémios Concurso Melhor Castelão.
Do programa desta terça-feira, destacam-se ainda a atuação dos X-Acto, no Palco Adegas Wine Lounge (21 horas) e às 23 horas, o concerto dos Supa Squad, no Palco Principal (22 horas). À meia-noite, o Palco Adegas recebe o cantor Jorge Nice. Depois do simulacro de incêndio, a música segue com Miguel Azevedo e a Sua Banda e animação com o DJ Pedro Luso, a partir das duas da manhã, no Palco Adegas Wine Lounge. Foi também no domingo, de manhã, que Palmela viveu um dos atos mais simbólicos da Festa com a realização do Cortejo dos Camponeses e da Pisa da Uva e Benção do 1.º Mosto. O Rancho Folclórico de Rio Frio, o Rancho Folclórico do Forninho e o Cavalinho da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela abrilhantaram este momento que traduz o valoroso labor da terra e da arte de “fabricar vinho”, tão vincado no concelho.
Vários produtores doaram uvas para que, junto à Igreja de São Pedro, se pudesse assistir à Pisa da Uva, da qual resultou o 1.º Mosto, posteriormente benzido na Missa de Ação de Graças. Os litros de vinho, retirados desta primeira Pisa da Uva, serão distribuídos por todas as paróquias do Concelho para celebração da Eucaristia.
Até terça-feira, , Palmela acolhe todos os visitantes que se queiram juntar a esta celebração do Vinho da Região Demarcada de Palmela e do Moscatel de Setúbal com um programa repleto de animação.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários