Festas animam Vila Fresca de Azeitão até domingo

Celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa marcam festividades

As celebrações religiosas e as cavalhadas à antiga portuguesa são os principais atrativos da Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde, que se realiza entre os dias 5 e 8 de Setembro, em Vila Fresca de Azeitão. As festividades, a decorrer num recinto junto da Igreja de S. Simão, com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas, começam com a oração do terço, na quinta-feira, dia 5, às 21 horas, dando início a um tríduo religioso, que se repete nos dias 6 e 7 à mesma hora. A festividade, criada em 1723, é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, entre outras entidades.
Festas começam esta quinta-feira 

Ainda no dia 5, a música da Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, abre oficialmente o arraial da festa, às 21h30, seguida, às 22 horas, de uma noite de fados com Susana Martins, Fernando Anselmo, Delfina Anselmo e Alfredo Santos, acompanhados à guitarra portuguesa por Jorge Pimentel e à viola por Albano Almeida.
No dia seguinte, a animação musical está a cargo da Orquestra Bohémia, a partir das 22 horas. A noite termina com baile dinamizado pelo Grupo Contra Ponto.
A 7, o ponto alto, com início às 16 horas, são as cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.
À noite, às 22 horas, há baile com o conjunto Grupo Trio Allegro de Setúbal. A animação continua a partir da uma da madrugada com DJ Patronilho.
No último dia dos festejos, o certame é retomado às 16 horas com a celebração de uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência. 
Às 18 horas, há animação musical com Abel Geada Trio. Um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência, às 21h30 e um baile com Abel Geada Trio, às 22h30, encerram os quatro dias do certame realizado desde 1723.
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão, da Secil e da Fundação Oriente.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
Leia outras notícias do dia em 

Comentários