Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel

Festa mais antiga do concelho de Sesimbra está na rua até segunda-feira

Desde o Século XV, a partir de 1430 que o Cabo Espichel, em Sesimbra, se tornou um centro de romarias e procissões por Círios de oito freguesias da margem sul, um da capital e trinta dos arredores de Lisboa. Hoje esta festa realiza-se anualmente no Santuário do Cabo Espichel no último fim de semana de Setembro com a procissão da imagem da santa, e reúne o maior numero de Círios, alguns fora do concelho. Atualmente, é tida como a festividade mais antiga do concelho, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel realiza-se até ao último dia de Setembro. O ponto alto desta festa é a Procissão, no domingo, dia 29, às 16 horas, que percorre todo o Santuário. Os festejos encerram no dia seguinte, 30 de Setembro, com a Missa de Sufrágio aos Antigos Romeiros.
Festa do Cabo é a mais antiga do concelho 


A Ermida da Memória, elemento central do Santuário do Cabo Espichel, foi, segundo a lenda, o local onde apareceu em 1410 a imagem da Virgem que deu origem ao culto a Nossa Senhora do Cabo. Terá sido a esta construção, ou outra que lhe antecedeu, mas da qual não há registos, que se dirigiram as primeiras peregrinações, que atingiram o seu auge no séc. XVIII, envolvendo as 26 freguesias do círculo saloio num ciclo anual de comemorações de cariz religioso e lúdico.
O seu interior é revestido por dez painéis de azulejos, onde são ilustradas as cenas relativas à lenda, ao transporte da Virgem no dorso de uma mula (mua em português arcaico) gigante pela escarpa, à construção da Igreja e das hospedarias e do arraial no terreiro. No exterior, dois painéis representam os santos peregrinos.
No último fim de semana de Setembro, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a mais antiga celebração do concelho, com mais de 600 anos, continua a atrair a este lugar singular centenas de romeiros que aproveitam estes dias para um tempo de reflexão espiritual.
Antigamente cada freguesia responsabilizava-se pelos festejos anuais em honra da Nossa Senhora na sua Igreja do Cabo, no primeiro Domingo após a ascensão do Senhor. O passar dos anos fez com que as freguesias deixassem de se deslocar ao Santuário do Cabo Espichel e a festejarem anual e rotativamente, Nossa Senhora do Cabo nas suas respetivas igrejas paroquiais. 
O momento mais importante da festividade é a procissão, no domingo, às 16 horas, que percorre todo o Santuário. Os festejos terminam na segunda-feira com a Missa de Sufrágio aos Antigos Romeiros.

Programa
Dia 27 | sexta

21h30h
O Nosso Fado - Património de Sentidos
com Carlos Zacarias e Carla Lança
• Custódio Magalhães (guitarra Portuguesa)
• Jerónimo Mendes (Viola de Fado)
Igreja do Cabo

23h30h
Animação Musical com o DJ Thiagu

Dia 28 | sábado
15h30h
Aula de Zumba com a instrutora Mónica Almeida e convidadas

17h
Roda de Capoeira com o grupo Alto Astral

22h
Baile Popular com o Trio PJ

Dia 29 | domingo
15h
Atuação do Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra

16h
Missa e Procissão em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel

18h
Baile Popular com Bruno Marques

Dia 30 | segunda
10h
Missa pelos Antigos Romeiros

11h
Encerramento

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários