Embaixadores promovem Setúbal no país e no mundo

Cidade tem 106 novos embaixadores para defender "o que é ser setubalense" 

Mais de uma centena de personalidades, entre desportistas, médicos, artistas, professores, cientistas ou empresários, foram empossadas a 26 de Setembro na qualidade de Embaixador de Setúbal, título que confere a responsabilidade de promoção do nome do concelho. “Estou nervosa. Sabem o que é olhar para vocês e perceber o que esta cidade representa?”, desabafou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no início da cerimónia de tomada de posse de 106 novos embaixadores de Setúbal. O comendador Rui Nabeiro, o treinador de futebol José Couceiro, a apresentadora Maya, o cantor Nuno Guerreiro, o bispo D. José Ornelas, a jornalista Sara Chaves e o antigo presidente do município espanhol de Almendralejo José Garcia Lobato são apenas algumas das personalidades que passam a defender os valores e as virtudes de Setúbal.
Cidade tem novos embaixadores 

“O embaixador é um emissário, um enviado, um mensageiro, embora possamos garantir, com total confiança, que somos, todos, embaixadores de um estado de alma que é ser setubalense”, frisou Maria das Dores no discurso de abertura da cerimónia realizada na Quinta do Cerrado e que teve a duração de quase quatro horas.
Esta iniciativa da autarquia sadina não é nova, tratando-se da segunda edição, depois de o projeto ter sido lançado em 2017, na altura com a tomada de posse de 76 individualidades.
“É uma honra, um orgulho, sentir este reconhecimento por uma cidade pela qual me sinto adotado”, confessou José Couceiro, sublinhando que já levava Setúbal consigo para onde fosse.
Maria das Dores Meira frisou que a tomada de posse dos novos embaixadores significa “entregar a todos e a todas a incumbência de transportar nas palavras e nos atos o sentimento do que é ter nascido nesta terra ou de pertencer a Setúbal mesmo não tendo aqui nascido”.
O leque de personalidades eleitas para a representação do concelho inclui vários cidadãos que não têm Setúbal como berço e, inclusivamente, também não nasceram em Portugal.
Esse é o caso de Igor Khashin, natural da Rússia, que, depois de migrar para Setúbal, criou na cidade de adoção a Edinstvo – Associação do Imigrantes dos Países de Leste. “Esta é uma excelente ideia. Melhora a imagem do município no país e no estrangeiro. Espero com esta honra conseguir trazer ainda mais gente para Setúbal”.

Vocalista dos Ala dos Namorados "apaixonado" pela cidade
Uma honra e uma responsabilidade também apontada pela própria presidente da Câmara Municipal. “A partir de hoje são embaixadores de Setúbal para relembrarem que somos uma grande cidade, que somos herdeiros de passado extraordinário e construtores de futuro. São agora embaixadores certificados da cidade que trabalha e produz riqueza, da cidade que gera valorosos homens e mulheres”, enalteceu Maria das Dores Meira.
Como lembrança, além de um diploma autenticado com o novo título, cada embaixador recebeu do Executivo municipal uma “mala diplomática”, preenchida com objetos que remetem para algumas das mais-valias do concelho de Setúbal.
A mala inclui, entre outras coisas, um roteiro turístico de Setúbal, uma drive USB com vídeos promocionais do concelho e uma garrafa de moscatel. “Ninguém pode beber outra bebida que não esta. Nem água”, brincou Maria das Dores Meira.
O cantor Nuno Guerreiro, que recentemente escolheu a cidade sadina para viver, frisou que “através da música não existem fronteiras”.
O vocalista do grupo Ala dos Namorados acrescentou que veio para Setúbal “por acaso e de repente”, mas, acrescentou, já está “apaixonado pela cidade”.
Nuno Guerreiro fez questão de sublinhar que “é feliz em Setúbal”. Apesar de não esquecer as suas raízes, sente-se “um algarvio louletano setubalense”.
A professora e diretora do Coral Infantil de Setúbal, Isabel Mendes, foi também agraciada com o novo título “diplomático”. Sublinhou estar honrada pela iniciativa, mas também salientou que a encara com naturalidade. “Esta é uma ideia muito boa, que reúne gente de muito valor e que gera uma enorme mais-valia para a cidade. Defender esta terra é algo que já faço com naturalidade há muitos anos. Assim continuarei”, garantiu.
E é isso mesmo que o concelho de Setúbal espera dos seus novos embaixadores, defendendo-o e enaltecendo-o como há muito tempo o têm vindo a fazer.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários