Campanha de limpeza em 33 praias do distrito de Setúbal

165 toneladas de resíduos retirados das praias de Almada, Sesimbra e Setúbal

Uma campanha desenvolvida em 33 praias das zonas de Almada, Sesimbra e Setúbal, entre 22 de Junho e 15 de Setembro, permitiu recolher 165 toneladas de resíduos para reciclagem, foi anunciado esta quinta-feira. A campanha Ecopraias - “Vamos Reciclar à Beira-Mar” 2019 foi promovida pela empresa de resíduos Amarsul, uma das concessionárias do grupo Empresa Geral de Fomento, e envolveu mais de 400 entidades. Mais de 22 mil crianças apanharam 50 toneladas de plástico e metal, 35 toneladas de papel e cartão e 80 toneladas de vidro foram tiradas das praias do distrito. 
Ações de limpeza retiraram toneladas de lixo 

Em comunicado, a Empresa Geral de Fomento explica que esta campanha “teve um foco especial nas crianças que vão à praia com as colónias de férias”, visando sensibilizá-las para as boas práticas ambientais e consciencializá-las para a separação adequada dos resíduos de embalagens. No total, foram envolvidas nesta campanha 22.700 crianças, num total de 91.400 pessoas.
A recolha das embalagens foi assegurada com uma rede de ecoponto, juntamente com os mochileiros da Amarsul, que percorreram as praias e recolheram 50 toneladas de plástico e metal, 35 toneladas de papel e cartão e 80 toneladas de vidro”, refere a nota.
Os dados desta campanha  foram apresentados esta quinta-feira no concelho de Almada, numa sessão onde foi  lançado o programa Ecovalor, que pretende dar a conhecer as boas práticas ambientais junto da comunidade escolar.
Programa de sensibilização direcionado às escolas e aos alunos premeia com 0,50 euros cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebida bem separados e entregues pelo estabelecimento de ensino.
Em 2018, o programa Ecovalor envolveu “quase oito mil ações” de sensibilização, no qual participaram mais de 20 mil participantes de todo o país, que contribuíram para a recolha de “1160 toneladas de resíduos, dos quais 619 toneladas foram de plástico e metal, 111 toneladas de vidro e 430 toneladas de papel e cartão”, revela a empresa.A Empresa Geral de Fomento é composta por 11 empresas concessionárias, responsáveis pela gestão de resíduos sólidos urbanos em 174 municípios do país, servindo uma população de 6,2 milhões de pessoas.

Agência de Notícias com Lusa 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários