Aeroporto no Montijo divide Rui Rio e PSD de Setúbal

Rio tem dúvidas (mas PSD tem cartazes a defender “Montijo Já” há três anos)

Apesar de o líder do PSD levantar dúvidas sobre a localização do novo aeroporto, há cartazes do partido em Setúbal a exigir o avanço da obra “já”. Bruno Vitorino, líder do PSD/Setúbal e um dos maiores críticos de Rui Rio, remete para um dos temas que tem dominado a campanha eleitoral: a posição do PSD sobre o novo aeroporto no Montijo. Apesar de o líder social-democrata admitir reavaliar a “solução Alcochete”, a verdade é que existem outdoors do PSD/Setúbal a defender a solução preconizada pelo governo de Pedro Passos Coelho e concretizada por António Costa – e a exigi-la “já”.
PSD Setúbal quer Aeroporto no Montijo... já! 


“Quando Rui Rio pediu para nos pronunciarmos em 10 minutos sobre 124 páginas de um programa eleitoral que nunca tínhamos visto e sem tempo para analisar questões estratégicas como o aeroporto ou as infraestruturas portuárias disse que não… Olhe, parece que estava a adivinhar”, disse Bruno Vitorino ao Expresso.
Segundo o líder local, o cartaz está na rua “há quase três anos”. “Chegámos a ter dois iguais. Não é uma qualquer afronta a Rui Rio. A nossa posição é esta há muito tempo, não fomos nós que mudámos”, explicou Bruno Vitorino, que foi afastado da lista de candidatos a deputados pela atual direção do PSD.
A questão foi trazida para a campanha por António Costa, que disse estar “apreensivo” depois de ver o “principal partido da oposição” a “colocar em causa a opção já tomada para que o desenvolvimento da capacidade aeroportuária de Lisboa seja complementada com o desenvolvimento do aeroporto do Montijo”.
“Temos de manter uma linha de trabalho que não devolva o país à incerteza do que vai acontecer a seguir. Novas hesitações seriam uma fortíssima ameaça à continuidade da atividade turística. Não há plano B”, defendeu o líder socialista, que continua a aguardar a declaração final da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - apesar de o Governo ter assinado o acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal mesmo antes estarem concluídos os estudos de impacte ambiental.
No debate com André Silva, na RTP, Rui Rio tentou explicar a posição do partido, garantindo que a solução Montijo deve prevalecer, a menos que os “problemas ambientais sejam praticamente inultrapassáveis”. Aí “deveria ser avisado fazer a reapreciação da solução de Alcochete”.
Mais do que uma proposta, Rio explicava que a posição do PSD era condicional. Se o impacte ambiental do projeto Montijo fosse insuportável, a solução Alcochete deveria ser reavaliada.
Por outro lado, o programa eleitoral do PSD é menos condicional do que aquilo que Rio mostrou na RTP. Os sociais-democratas escreveram mesmo, no programa, que é“prematuro afastar cenários” e “que as opções a fazer não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções”. O PSD chega a admitir renegociar as “condições contratuais da concessão” face aos previsíveis “problemas ambientais” decorrentes da construção de um aeroporto no Montijo.

Estudo ambiental viabiliza novo aeroporto do Montijo

Bruno Vitorino discorda. “Dos estudos técnicos que são conhecidos e do que foram dizendo todos os intervenientes, não há qualquer razão para acreditarmos que os impactes ambientais não são mitigáveis”, disse. “Mas Rui Rio nunca se reuniu connosco ou com os deputados eleitos. Nunca fomos ouvidos, por isso…”.
O que se sabe é que a posição do PSD/Setúbal em relação ao Aeroporto do Montijo mantém-se – e os cartazes também.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários