Festas do Barreiro arrancam esta sexta-feira

Calema, Cuca Roseta,  Moonspell, Emanuel e David Carreira animam Palco das Marés até 18 de Agosto 

Está tudo pronto para a festa. A Avenida da Praia será, até 18 de Agosto, a mesa comunitária de petiscos, amizade, animação, a casa de todos os barreirenses e dos milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo um amigo mais a alegria”. Artesanato, feirantes, gastronomia, tasquinhas, divertimentos, juventude, desporto, exposições, mostra empresarial e institucional [que este ano volta à Avenida da Praia], e muita, muita música, caracterizam as maiores festas do concelho. Os Calema abrem na sexta-feira,  pelas dez da noite, dez dias de espetáculos no Palco das Marés, que encerram, domingo, 18 de Agosto, à mesma hora, com David Carreira. Pelo meio ainda há Cuca Roseta, Chico Moreno, Moonspell, Emanuel, Deixem o Pimba em Paz – com o comediante Bruno Nogueira e a vocalista dos Clã, Manuela Azevedo –, Jimmy P, Bárbara Bandeira e DJ Kamala, entre mil e outra coisa para animar as gentes do Barreiro. As Festas do Barreiro realizam-se em honra de Nossa Senhora do Rosário. A Procissão, no feriado do dia 15 de Agosto, é outro dos pontos altos das festas. 
Barreiro celebra Nossa Senhora do Rosário 

A poucas horas do arranque da maior festa do concelho, a azafama já é grande entre os moradores e os feirantes que por esta altura chegam à cidade. Nas Festas do Barreiro, está prometido, música para diferentes faixas etárias, desporto e gastronomia diversificada.
De acordo com Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, 2018 foi um ano de afirmação. “As Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário encerraram com o plano para 2019 já delineado. E regressamos com um cartaz extraordinário, que representa aquilo a que nos propusemos com uma oferta diferenciada para todos os públicos. Desde a música electrónica à música popular”.
No ano passado, diz a autarquia, cerca de "120 mil pessoas a passar pelo recinto nos 10 dias de festa". Números confirmados através dos dados recolhidos na utilização dos serviços de transporte público em 2018, durante os dias de festa. 
Perante estes dados, Frederico Rosa considera ter condições para “superar e aumentar as festas, sempre com o olhar mais além”.

O regresso da mostra comercial à Avenida da Praia 
Mas a grande novidade - e aposta - deste ano é o regresso da exposição comercial e industrial [Barrind] à Avenida da Praia. A mostra comercial e industrial que havia deixado a zona nobre da frente ribeirinha há mais de uma década, regressa com um novo espírito de inovação.
De portas abertas a partir das oito da noite, com vista panorâmica sobre Lisboa, empresas e associações apresentam o trabalho desenvolvido e actividades socioculturais promovidas, no concelho e na região.
A Comissão de Festas apresenta assim o regresso da Barrind como uma iniciativa que integra “um conjunto de entidades e agentes da comunidade barreirense, promovendo sinergias e possibilitando a criação de dinâmicas que permitam a participação na realização das tarefas de organização, de apoio logístico, de acompanhamento da feira e uma maior envolvência e participação da sociedade civil”.
Este ano a Comissão de Festas aumenta também a oferta, nas tasquinhas e na zona da restauração, alterações sobre as quais está expectante. “Fizemos alterações significativas à implementação das festas, que foram estendidas para a Avenida da Praia, o que nos permitiu também alargar toda a zona central aumentando a oferta”, explica Sara Ferreira, vereadora da Câmara Municipal responsável pelo pelouro da Cultura e presidente da Comissão de Festas.
“Temos ainda uma zona com os bares do Barreiro que, esperamos, vai trazer outra dinâmica à festa. E na zona da juventude, que já tem muita tradição, aumentamos a verba para que as associações possam ter uma oferta diferente”.

Um cartaz de muita qualidade no Palco das Marés 
Calema, Cuca Roseta, Chico Moreno, Moonspell, Emanuel, Deixem o Pimba em Paz – com o comediante Bruno Nogueira e a vocalista dos Clã, Manuela Azevedo –, Jimmy P, Bárbara Bandeira, DJ Kamala e David Carreira estarão nas Festas do Barreiro 2019, de 9 a 18 de Agosto. 
Estes dez espetáculos com nomes sobejamente conhecidos do panorama da música nacional – no Palco das Marés, às 22 horas, todos com entrada gratuita – são alguns dos muitos atrativos da edição 2019 das Festas do Concelho que atraem milhares de pessoas à zona ribeirinha da cidade.
A abertura oficial das Festas está agendada para as 20 horas de sexta-feira, dia 9, no Recinto das Festas, junto ao Mastro/Painel, sendo precedida pelo desfile do movimento associativo, com saída dos Paços do Concelho, às 19h30 (percurso: Rua Miguel Bombarda, Av. Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais, Recinto das Festas do Barreiro. Os “Charangueiros” da Banda Municipal do Barreiro acompanharão o desfile.
As Festas do Barreiro realizam-se em Honra de Nossa Senhora do Rosário. O seu cartaz inclui um “Programa Religioso”, com a Procissão Solene, no feriado do dia 15 de Agosto, como um dos pontos altos, que atrai muitos milhares de pessoas e proporciona momentos de grande emoção.


Comentários