Julho é mês de Street Art Fest em Alcochete

Teatro, dança, circo e música nas ruas da vila ribeirinha. No Samouco há um festival dedicado ao Sal 

De 19 a 28 de Julho o núcleo antigo de Alcochete vai ser "invadido" pelo Alcochete Street Art Fest - Festas das Artes Performativas de Rua com uma programação diversificada e muito animada. São muitos espetáculos, animações de rua, representações mais ou menos ousadas, de Portugal, do Brasil e do Chile, que vão garantir muita animação no núcleo antigo de Alcochete. No Samouco, este sábado, realiza-se o FestiSAL que tem no sal o elemento agregador da história e tradição locais e propõe um dia diferente nas Salinas do Samouco, com muitas atividades desde a rapação de sal, animações históricas, mercado de produtos identitários, ateliês, exposições, palestras, passeios pedestres, de charrete, tuk-tuk, e observação de aves.
PIA leva a Alcochete O2 Oxygen

A programação arranca esta sexta-feira,  a 19 de Julho com um espetáculo poético “Sómente” pelo Teatro Só. Num banco do jardim. No vazio de um dia… “Sómente” é um espetáculo poético sobre a solidão na velhice, no qual o carinho, a emoção e a poesia das imagens estão em primeiro plano.
Do Brasil chega-nos “Charme”, no sábado de manhã em Alcochete e à tarde no Samouco,  pela Cia. do Solo com uma atuação muito divertida com malabarismo à mistura e ainda“Rosa e a Semente” pelo Grupo Pedras.
Num salão de beleza, a palhaça Dondoca é a irreverente e alucinada cabeleireira que de uma simples escova faz um número de malabares e de um secador de cabelo faz um número de ilusionismo… O salão abre ao público e convida a uma mudança no visual através do riso.
O Quinteto Impossível vai trazer muita energia para as ruas num registo musical de muita festa. A animação está garantida desde o largo de São João passando pelas principais ruas e largos da vila, numa atuação cheia de energia que combina estilos musicais desde o jazz, ao funk e à fanfarra num registo musical muito próprio e festivo. A festa começa às 22 horas de sábado.
PIA – Projetos de Intervenção Artística voltam a Alcochete com mais uma performance surpreendente, este ano é “O2 – Oxygen”. É no domingo às 18h30, em Alcochete. Através das linguagens do teatro físico e das formas animadas, o espetador é convidado a uma reflexão sobre como poderia sobreviver uma sociedade, onde a tecnologia desvanece as relações humanas e o acesso ao oxigénio se torna um luxo. Com origem na cidade de Macau, onde se registam níveis alarmantes de partículas poluentes, este projeto de arte pública intercultural pretende sensibilizar para a necessidade de se encontrar práticas sustentáveis como forma de superar as adversas alterações ambientais, que são cada vez mais transversais a todos.
“Homem Delírio” aborda o caminho da humanidade para o abismo, numa atuação de Ricardo Mondim e Um Corpo Estranho, na sexta-feira, 26 às 22 horas, no Jardim do Coreto, em Alcochete.
Abelâmio deambula por entre os escombros procurando a sorte. Sonhador e solitário e dotado de uma imaginação incrível, para ele nada é descartável e cada descoberta é uma oportunidade. Com a vulnerabilidade de uma formiga e a sensibilidade do tamanho de um elefante, refugia-se num universo imaginário onde habitam gigantes, músicos, cantores, poetas e seres estranhos.
No sábado de manhã há no Jardim do Rossio há Rosa e a Semente, pelo Grupo das Pedras, do Brasil.
Inspirado no conto popular chinês “O Pote Vazio” esta é a história da menina Rosa que quer participar no concurso promovido pelo mestre da sua terra, que precisa de um aprendiz, e decide fazer um concurso de flores. Rosa não consegue fazer brotar a semente e apresenta ao mestre um pote vazio, enquanto as outras crianças levam lindas flores.
Pelo segundo ano consecutivo Alcochete veste-se de branco numa noite de verão [27 de Julho] que promete agitar o núcleo antigo da vila, com muita animação musical, Dj´s e uma decoração especial do espaço público.
Teatro de marionetas é o que nos traz o Teatro em Caixa em “Ephemeros… e se a vida durasse um só dia?”. Através da música, teatro físico e muito humor, dois estranhos indivíduos que vagueiam pelo mundo carregando um velho piano mostram quão efémera e fantástica pode ser a vida e decidem expor as inúmeras vantagens de uma vida curta. “Ephemeros” é um espetáculo cómico de humor negro, premiado na edição de 2016 do “Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira. É no domingo às 11 da manhã no Jardim do Coreto.
“Tug of War” por Mr Tartuffo do Chile, numa atuação de circo, malabarismo, magia e muita comédia encerra a programação deste ano. O espetáculo de circo que se baseia no improviso e na participação do público, que já viajou por todo o mundo e que chega agora a Alcochete, à Praça do Flamingo, às 18h30, no dia 28 de Julho.

Samouco dedica festival ao Sal este sábado 
O FestiSAL está de volta a 20 de Julho, às Salinas do Samouco, em Alcochete, com muitas atividades inspiradas na tradição salineira, desde a rapação do sal, passeios pedestres, de tuk-tuk e charrete, degustações gastronómicas, exposições e um mercadinho de produtos regionais. Com entrada livre.
O FestiSAL tem a particularidade de se realizar numa área protegida, que não está normalmente acessível ao público em geral, oferecendo, ao longo de todo o dia  de sábado um leque variado de atividades relacionadas com produção de sal artesanal.
Os participantes terão a oportunidade de desvendar a história e a identidade local, calcorreando trilhos de salineiros e provando a cozinha local. Isto, num espaço natural banhado pelo Tejo, que apresenta uma
diversificada comunidade de flora e avifauna.
Além das visitas guiadas pelos trilhos do complexo de salinas, os visitantes podem assistir a duas apresentações durante o período da manhã, uma que aborda “Alcochete e a tradição do Sal” pela Dra. Cíntia Susana Mendes e pela Mafalda Duarte, e outra denominada “Conectando países e continentes: as salinas como áreas de serviço na rota de migração das aves limícolas” pelo Dr. Afonso Rocha, e ainda visitar as exposições: “Biodiversidade – uma ferramenta pedagógica nas Salinas do Samouco” e “Vidas de Sal”.
Os mais novos têm muitos ateliês e jogos para se divertirem: “Ambiente com Boa Energia” com a presença da Eng. Susana Camacho da S.energia, “Histórias Salgadas”, hora do conto e oficina com Joana Maria Ramos e “Pães de Sal” por Helena Amélia.
O Chef. António Sequeira vai assegurar o showcooking com momentos de degustação, protagonizados por ingredientes das salinas, e o Mercadinho vai ser dinamizado por artesãos e produtores locais.
Será com certeza um dia diferente nas Salinas do Samouco que terminará com o SalinaSunset, pelo Dj Boult.
A organização é da Câmara de Alcochete, Fundação das Salinas do Samouco, Lusoponte e da Associação Gil Teatro, com o apoio da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, Maratona Clube de Portugal, Taste of the Sea, Áshrama Alcochete – Centro do Yoga, Automóvel Club de Portugale Grupo 123 – Montijo dos Escoteiros de Portugal.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários