Montijo em festa por São Pedro a partir de hoje

Seis dias de emoção, fé, tradição e muita animação

Começa esta quarta-feira a maior festa do concelho do Montijo. De 26 de Junho a 1 de Julho, as ruas do Montijo voltam a receber milhares de pessoas. A Comissão de Festas perspetiva ultrapassar os 300 mil visitantes que, certamente, encontrarão inúmeros atrativos para preencher os seus dias e noites no Montijo, nas ruas e pátios temáticos que estão a ser ornamentados por milhares de flores de papel e outros elementos decorativos. Um programa diversificado, abrangente e amplo, para todas as idades e todos os gostos: das procissões às tradições taurinas, da gastronomia à música, das marchas aos bailaricos. Do bibe eléctrico aos almoços populares. Luís Represas abre o palco principal. Anselmo Ralph chega para o concerto final a 1 de Julho, na Praça da República. A noite da PopularFM realiza-se a 27 de Junho e conta com Belito Santos. Ao todo são mais de um dezena de palcos e quase cinco mil eventos que vão marcar o ritmo das festas. A música vai estar por todo o lado. Há para todos os gostos.
Festas do Montijo começam já quarta-feira 

Seis dias inesquecíveis. E estão mesmo a chegar. Falta tão pouco! As emoções vão estar ao rubro com as Festas Populares de São Pedro 2019. Anselmo Ralph e Luís Represas serão apenas duas das razões para vir ao Montijo, a partir desta quarta-feira. 
"O programa deste ano reflete o valor da diversidade que sempre a cidade do Montijo teve, assim como de abertura para com todas as culturas", sublinhou o presidente da Câmara do Montijo.  Nuno Canta, referiu que “as festas são um resultado coletivo de toda a comunidade montijense, das associações, das coletividades, das nossas tertúlias, dos voluntários, dos elementos da comissão de festas, das instituições económicas, da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, entre outros”.
Para Nuno Canta, "longe vai o tempo em que as pessoas, nos dias e noites quentes, se afastavam do Montijo. Agora as festas voltaram a atrair os montijenses e milhares de pessoas de fora. Por isso este ano as festas vão estar centradas na Praça da República e no estuário do Tejo, lugares de história e de memória, mas também de portas abertas para o futuro".
De 26 de Junho a 1 de Julho, Montijo festeja o santo padoreiro dos pescadores: as Festas Populares de São Pedro 2019 trazem Anselmo Ralph, Luís Represas, Belito Campos, procissões, largadas e muito mais para ver e viver!
É esperada a presença de 300 mil visitantes, numas festas que têm abertura oficial agendada para o dia 26 de Junho, às 19 horas frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Anselmo Ralph vai atuar no dia 1 de Julho, às 22 horas, na Praça da República e Luís Represas no mesmo local, mas no dia 26 de Junho, pelas 22h30. Quanto a Belito Campos apresenta-se na Noite da Rádio Popular Fm, no dia 27 de Junho, às 22h30, também no palco da Praça da República.
Não há Festas Populares de São Pedro sem momentos religiosos e de fé: assim, no dia 29 de Junho, a procissão fluvial tem saída marcada do Cais dos Vapores às 11h30, a missa solene de S. Pedro tem lugar na Igreja Matriz do Divino Espírito de Santo, às 18 horas e a procissão noturna percorre as artérias principais das festas, a partir das 22 horas.
A corrida de touros na Praça Amadeu Augusto dos Santos decorre no dia 28 de Junho, a partir das 22 horas, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Caetano e os grupos de forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
Este ano, a grande noite de comes e bebes é no dia 28 de Junho, a partir da meia-noite, na Rua Joaquim de Almeida e no Bairro dos Pescadores. O Bibe Elétrico vai sair à rua nos dias 26 de Junho, à meia-noite, e no dia 29 de Junho, às 1h30.
A estes destaques junta-se uma programação vastíssima em vários palcos com artistas, grupos e associações locais, mas também com outros nomes da música nacional como Tó Semedo e Fernando Correia Marques (Palco Dance Fusion).

Largadas com três toiros 
Naturalmente que têm, também, nota de realce os momentos tradicionais ligados à classe piscatória e que decorrem no dia 30 de Junho, Dia de S. Marçal: a “Lavagem”, pelas nove da manhã, na Quinta do Saldanha; a Arrematação de Bandeiras e Imagem de S. Pedro, às 11 horas, frente à sede da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense e o Almoço da Classe Piscatória, às 13 horas, no mesmo local.
Quanto a novidades destaca-se a introdução de três toiros em cada uma das sete largadas, que terão lugar na Rua Joaquim de Almeida, nos dias 26, 27, 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Este ano, as Festas Populares de São Pedro reforçam, também, o seu cariz solidário. 
A Comissão de Festas entregou 600 chapéus de palha à CERCIMA, que irá vendê-los durante as festas pelo valor simbólico de dois euros e, assim, angariar dinheiro para a construção do Lar Residencial para os seus utentes.
A apresentação oficial das Festas Populares de S. Pedro decorreu no dia 18 de Junho, no Museu Municipal Casa Mora, que foi pequeno para acolher todos os que quiseram saber em primeira mão o programa das festas.

Destaques do programa
No dia inaugural das festividades, além de Luís Represas e Bibe Eléctrico, vai contar ainda com uma demonstração de artes marciais e outras actuações artísticas (Ensemble da Escola de Música da AMUT, Santos da Casa, Pão com Manteiga, BOND, e Los Gaboneros).
Uma demonstração cinotécnica, pela manhã, organizada por elementos da BA6, seguida de uma arruada com os Batucando, assim como, a partir das 21h30, o espectáculo musical a cargo da universidade e academias seniores do Montijo, as actuações de Persona 77, Belito Campos (na Noite da Popular FM), Nélio Pinto e Los Desperados marcam a agenda de quinta-feira.
De sexta-feira, além da “Grande Noite de Comes e Bebes” e do “Grande Churrasco do Pescador”, destacam-se a Noite de Actividades da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e as actuações de Ana e Luís Vicente (ao final da tarde), Absentia, Tributo aos Xutos, Tó Semedo, Batucando ‘Led Orquestra’ e Jorge Nice.
Além da vertente religiosa, com as Procissões Fluvial e Nocturna, o programa de sábado contempla ainda diversas propostas de animação, como bailes populares com Cristiano Ricardo (na Tertúlia Amigos dos Copos) e Paulo Gamito (no Jardim da Casa Mora) e as actuações de DJ Chami & Friends e a banda Priece Mentiera, entre outros.
Uma caminhada solidária, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o IV Concurso de Barcos Engalanados, o almoço “Pé na Areia”, o I Cruzeiro em Honra de S. Pedro Montijo-Seixal, promovido pela ANAU, o desfile motorizado de bombeiros, o concerto de bandas filarmónicas, o desfile de marchas populares e a actuação de Fernando Correia Marques também marcam a agenda de domingo.
As festas encerram na segunda-feira, 1 de Julho, com o habitual espectáculo piromusical e a tradicional queima do batel na zona ribeirinha, depois da actuação de Anselmo Ralph.

Agência de Notícias

Comentários