Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Canal Caveira, Grândola, em festa este fim de semana

Festa da Coqueira dá a conhecer tradições gastronómicas do campo 

Canal Caveira, no concelho de Grândola, localidade sobejamente conhecida pelo “Cozido à Portuguesa” dá a conhecer, este fim-de-semana (4 e 5 de Maio) na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas", "Jantarinho de Acelgas" e “Jantarinho de Catacuzes". Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço de Canal Caveira com o apoio do município de Grândola, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para os trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa e na tira da cortiça. 
Festa da Coqueira recria costumes antigos 

Canal Caveira, no concelho de Grândola, dá a conhecer este fim-de-semana, na Festa da Coqueira, tradições gastronómicas do campo como “Jantarinho de Carrasquinhas", “Jantarinho de Catacuzes" e "Jantarinho de Acelgas".
A proximidade com a natureza onde predomina uma grande e rica variedade de plantas aromáticas, foi fundamental no início do seculo XX para a descoberta e confeção de novas receitas, com “acelgas”, “catacuzes” ou “carrasquinhas”.
Esta festa organizada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço de Canal Caveira com o apoio do município de Grândola, é também uma homenagem à Coqueira, a mulher que naqueles tempos cozinhava a comida para os trabalhadores do campo que andavam na monda, ceifa e na tira da cortiça.
O grande destaque da Festa da Coqueira vai para sábado, onde a partir das 8h30 da manhã é possível assistir à recriação histórica do “coque”, com a tradicional confeção da comida no fogo de chão, em panelas de barro.
Segue-se um almoço típico onde se pode apreciar "Jantarinho com Carrasquinhas", “Jantarinho com Catacuzes" e "Jantarinho com Acelgas". 
A Festa da Coqueira que apresenta um espaço para mostra e venda de produtos regionais, promove também as tradições musicais com atuações de diversos grupos de cante alentejano na tarde de domingo. Tozé Pratas e Dina Teresa animam "o bailarico" da noite de sábado.  

Agência de Notícias com Câmara de Grândola 


0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010