GNR desfaz organização de tráfico de droga em Almada

GNR apreendeu 952 doses de heroína e 335 doses de cocaína

A GNR anunciou esta quarta-feira a detenção de seis homens e duas mulheres por tráfico de droga, associação criminosa e branqueamento de capitais, durante uma operação realizada nos distritos de Setúbal, Lisboa e Porto, na terça-feira. "Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, foi possível apurar que uma estrutura criminal bem organizada, hierarquizada e de elevada complexidade, sediada em Almada, com ligações a outros grupos de indivíduos fornecedores de estupefacientes da zona da Grande Lisboa, se dedicava exclusivamente ao tráfico de heroína e cocaína, usando métodos ardilosos, como a criação de empresas, que serviam para justificar e branquear as avultadas quantidades de dinheiro obtidas", refere a GNR, em comunicado. Entre os arguidos estão o proprietário do stand de automóveis que ficou conhecido por ter vendido um carro a Angélico Vieira e da advogada de alguns suspeitos do ataque a Alcochete. Sandra Martins é suspeita de ajudar os outros detidos a esconder lucros provenientes de tráfico de droga. 
Grupo criminoso funcionava desde Almada 

"Na sequência de uma investigação por tráfico de estupefacientes, foi possível apurar que uma estrutura criminal bem organizada, hierarquizada e de elevada complexidade, sediada em Almada, com ligações a outros grupos de indivíduos fornecedores de estupefacientes da zona da Grande Lisboa, se dedicava exclusivamente ao tráfico de heroína e cocaína, usando métodos ardilosos, como a criação de empresas, que serviam para justificar e branquear as avultadas quantidades de dinheiro obtidas", refere a GNR, em comunicado.
Um dos detidos é Augusto Fernandes, o dono de um stand de automóveis no norte do país, que ficou conhecido por ter vendido um carro ao ator e cantor Angélico Vieira. Segundo escreve o jornal de Notícias, foi detido e constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais, através de compra e venda de carros a traficantes de droga.
De acordo com a GNR, a lavagem de capitais "passava pela aquisição de bens materiais de elevado valor, como automóveis e motociclos" e o homem "fornecia ainda veículos de alta cilindrada para o transporte de produto estupefaciente para esta rede".
Também Sandra Martins, advogada de 14 detidos no processo das agressões na academia de Alcochete, foi constituída arguida.
De acordo com a TVI24, Sandra Martins, representante legal de vários suspeitos do ataque à Academia de Alcochete. Segundo o mesmo canal, a advogada é suspeita de ajudar os outros detidos a esconder lucros provenientes de tráfico de droga.

Mega operação decorreu  em três distritos 
Os militares da GNR apreenderam 952 doses de heroína, 335 doses de cocaína, oito doses de haxixe, seis veículos, 22.170 euros em numerário, 75 munições de diversos calibres, duas armas de fogo e duas réplicas de armas de fogo.
"Na sequência da ação, ainda foram apreendidos diversos artigos relacionados com a distribuição de produto estupefaciente, peças em ouro, equipamento eletrónico e informático, telemóveis e documentação contabilística e bancária referente à atividade ilícita", acrescenta o comunicado da GNR.
Os detidos, com idades entre os 21 e os 47 anos, permanecem nas instalações da GNR e vão começar a ser presentes a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação, no Tribunal Judicial de Almada.
A operação, levada a cabo na terça-feira, esteve a cargo do Comando Territorial de Setúbal da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Almada, e contou com a estrutura de Investigação Criminal do Comando Territorial de Setúbal e da Unidade de Intervenção, bem como com o apoio da Polícia de Segurança Pública.
Nesta operação, foram cumpridos 33 mandados de busca, 21 dos quais em residências, nos distritos de Setúbal, Lisboa e Porto, nove em veículos, dois em estabelecimentos comerciais e um num escritório de advogados.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários