Canha comemora dia da vila com homenagem

Reposição do busto de Manuel Maurício marca aniversário da vila mais antiga do concelho do Montijo 

Este ano, o Dia da Vila de Canha ficou marcado pela reposição do busto de Manuel Maurício, antigo médico da freguesia, numa cerimónia que decorreu no dia 16 de Março, junto ao Centro de Saúde de Canha. A Freguesia de Canha é a mais antiga localidade do concelho do Montijo. Possuiu autonomia administrativa enquanto sede de concelho do mesmo nome até 1838, data em que passou a fazer parte do concelho de Aldeia Galega, atualmente Montijo.
Doutor Manuel deixou uma marca na vila de Canha 


Uma figura marcante para a vila, tal como referiu o presidente da Junta de Freguesia de Canha, Armando Piteira: “o doutor Manuel Maurício deixou uma marca que moldou o modo de vida dos canhenses e contribuiu para a sua qualidade de vida. Foi um ilustre cidadão da nossa vila, é lembrado pela dedicação e carinho que sempre demonstrou pela população. Uma pessoa a quem devemos respeito e admiração e cuja vida deve servir de exemplo para as gerações vindouras, para que também elas sintam apelo e orgulho pelas suas raízes”, afirmou o autarca.
Este é “um ato de memória, de respeito por aquilo que somos, um ato de justiça para com uma pessoa que deu tudo de si à população. Fazemos esta evocação, não de uma forma saudosista, mas pelo nosso presente, renovando a vontade dos canhenses de transmitir a mensagem de afeto, de preocupação com os outros e de solidariedade que o doutor Manuel Maurício exerceu ao longo da sua vida. Uma terra sem memória é uma terra sem futuro. Com este ato prestamos homenagem a gerações de pessoas, homens e mulheres, que ao longo dos tempos ergueram esta terra”, disse o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta.
Manuel Maurício nasceu a 17 de Setembro de 1907, no concelho de Santarém. Faleceu em 23 de Agosto de 1985, em Canha. Formado em Medicina, fixou-se na Freguesia de Canha em 1933. Durante mais de 50 anos, foi médico na freguesia, tendo igualmente sido um cidadão muito ativo na comunidade, dedicado às causas sociais e impulsionador de vários equipamentos sociais que existiram e, ainda, existem na freguesia.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários