Carnaval de Sesimbra arranca já este fim de semana

Baile trapalhão e ensaio técnico das seis escolas de samba abrem a festa deste ano 

A Sociedade Musical Sesimbrense promove, este sábado, a partir das 23 horas, mais um Baile Trapalhão, uma velha tradição que marca o arranque dos festejos do Carnaval no concelho de Sesimbra. A animação musical está a cargo da banda Axé Maré, e de várias escolas de samba e grupos axé, que vão apresentar os respetivos enredos para os desfiles de Carnaval. No domingo à tarde, a marginal de Sesimbra recebe o ensaio técnico das seis escolas de samba e dos dois grupos de Axé, uma forma de aperfeiçoarem coreografias e passos de dança, afinarem vozes e instrumentos, para que tudo esteja a postos para os grandes desfiles de domingo e terça-feira, 3 e 5 de Março. Os festejos do Carnaval são uma das tradições mais enraizadas na comunidade sesimbrense, que constrói, todos os anos, um dos mais populares e belos carnavais do país. Para além dos desfiles principais, à beira-mar, o corso de palhaços e os bailes marcam esta grande festa que atrai milhares de visitantes.

O Baile Trapalhão desperta sempre muito entusiasmo, e junta centenas de foliões, muitos deles mascarados que, a cada ano, neste baile, “estreiam” fantasias de carnavais anteriores, ou apresentam novas indumentárias mais ou menos elaboradas, mas sempre apropriadas a uma quadra festiva que há muito tempo é vivida de forma especial pelos sesimbrenses.
Estão, pois, reunidos os ingredientes para mais uma noite de muita diversão. Basta aparecer com a fantasia apropriada, ou “à civil”, até porque a entrada é gratuita para todos.
Em Sesimbra, há o samba e o calor [se o tempo ajudar] do outro lado do Atlântico. E também haverá a maior concentração de palhaços do mundo. Esperam-se milhares de pessoas. É assim todos os anos. 
Com roupa reduzida, face chuva ou faça sol, Sesimbra samba com os grupos Saltaricos do Castelo, Bigodes de Rato, Batuque do Conde, Bota No Rego, Corvo de Prata, Trepa no Coqueiro, Unidos de Vila Zimbra, Tripa Cagueira e Tripa Mijona.
Este desfile de escolas de samba chama cada vez mais visitantes a Sesimbra sendo esta uma das principais festas a decorrer na vila durante todo o ano.
Nas sedes das associações, por esta altura, vive-se uma grande azáfama com os preparativos para os desfiles. Ensaios, construção de fantasias, decoração de viaturas e retoques nos fatos principais juntam centenas de voluntários de todas as idades, que dão todo o seu tempo livre à organização do Carnaval de Sesimbra, considerado um dos mais bonitos do país. "A dedicação destas pessoas é, sem dúvida, um dos principais motivos para o sucesso desta grande festa", explica a Câmara de Sesimbra. 
Mas não é só nas Escolas de Samba e grupos de Axé que se vive o Carnaval. Nas escolas e jardins-de-infância da rede pública e particular professores, auxiliares e alunos trabalham há muito nos fatos que vão apresentar no desfile das escolas, que reúne centenas de crianças de todo o concelho. Outro dos momentos dedicados aos mais novos é o Concurso de Máscaras, que, de ano para ano, surpreende pela originalidade dos fatos e, talvez por isso, conta cada vez com mais participantes.
As Cegadas, costume centenário das zonas rurais que o concelho de Sesimbra continua a preservar, são já uma imagem de marca desta época. Este ano o grupo de cegantes de…já tem estudadas e ensaiadas as sátiras que vai apresentar em vários pontos do concelho. O Enterro do Bacalhau, outra das tradições associadas ao Carnaval, voltará a fechar o programa.
Naturalmente que o Carnaval de Sesimbra já não pode prescindir do corso de palhaços, na segunda-feira, que já foi considerado o maior do mundo, e já chegou a juntar mais de três mil mascarados. Nesta altura, muitos dos foliões já preparam as suas fantasias para sair à rua no grande dia.
Nos últimos anos, a freguesia da Quinta do Conde junta-se também à festa com o Desfile Trapalhão, que reúne centenas de mascarados de todas as idades, que trazem para a rua muita alegria e um sentido de humor bastante apurado.
"O Carnaval de Sesimbra não fica completo sem os famosos bailes das coletividades, desde as semanas que antecedem o Carnaval, se reúnem mascarados para noites inesquecíveis de folia", lembra a autarquia. 
Consulte aqui o programa do Carnaval de Sesimbra deste ano. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários