Turismo em Palmela continua a crescer ano após ano

A Marca Palmela é cada vez mais uma referência de qualidade

O concelho de Palmela continua a crescer ao nível do turismo. Prosseguindo a trajetória ascendente dos últimos anos, o número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do concelho aumentou 5,9 por cento de 2016 para 2017 (de 97.973 para 103.712 dormidas), de acordo com dados do INE – Instituto Nacional de Estatística. Os mesmos dados revelam que também a capacidade de alojamento (em número) nos estabelecimentos hoteleiros do concelho aumentou, na ordem dos 2,1 por cento. De 1.765 para 1.802. Estes números, diz a autarquia, "validam a estratégia de desenvolvimento turístico em curso e estimulam o município e as entidades parceiras nas diversas áreas a fazer cada vez mais e melhor".
Turistas continuam a "encher" Palmela 

Integrado na Centralidade Arrábida, Palmela "tem desenvolvido uma estratégia de estímulo à criação de produtos diversificados e de qualidade. Destacam-se as áreas da gastronomia, touring cultural e paisagístico, desporto de natureza e golfe, a par do já consagrado enoturismo, cuja oferta se tem diferenciado pelo forte investimento dos produtores na valorização da sua atividade vínica, cada vez mais integrada com a gastronomia e a animação turística", explica a autarquia.
O forte calendário de eventos culturais, desportivos e de lazer é outro dos fatores apontados para o "contínuo crescimento turístico do concelho".
"História, natureza e gastronomia são alguns dos fatores de diferenciação do município de Palmela pelo que fica, desde já, um convite para aproveitar o verão e as férias e visitar Palmela", sublinha a autarquia.
Iniciativas diversas, como a Feira Medieval de Palmela, o Palmela Wine Jazz, o Festival do Moscatel ou o Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, a par de eventos coorganizados e apoiados pelo município, como por exemplo, o Festival Internacional de Gigantes, o Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Fernando Pó, o Palmela Run, o Pinhal Novo Night Run ou a Clássica Internacional da Arrábida em Ciclismo, têm contribuído para a projeção deste território e para o sucessivo aumento da procura, permitindo reduzir a sazonalidade.
Ao mesmo tempo, o município "tem procurado captar todo o financiamento europeu disponível no âmbito do atual quadro comunitário para o desenvolvimento de projetos no setor turístico. Entre os investimentos já concretizados e em desenvolvimento estão a valorização de sítios arqueológicos, os projetos “PraArrábida – Espaços de lazer e bem-estar” Serra do Louro ao Cubo, Janela da Arrábida e Castelos e Fortalezas da Arrábida, o reforço da rede wi fi no Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro, a criação do espaço Palmela Conquista no antigo edifício Pal e a ação Almenara, que totalizam mais de 1,7 milhões de euros de investimento", diz a autarquia.
Essencial neste processo de desenvolvimento "tem sido o trabalho em rede entre agentes, traduzido na sua capacidade de inovação, empenho e criatividade, que permite o surgimento de sinergias entre empresas de animação e operadores turísticos, restauração, alojamento, artesanato, comércio local e serviços, produtores, movimento associativo, município e Entidade Regional de Turismo, procurando levar sempre mais longe o que de melhor existe no Concelho de Palmela", refere a autarquia.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 


Comentários