Municipes de Palmela escolhem obras prioritárias

“Eu Participo!” bateu recordes de participação e investimento em 2018

Os resultados da edição de 2018 do processo “Eu Participo!” já foram apresentados, no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela, perante uma sala cheia. O município de Palmela fez um balanço do processo participativo e deu a conhecer as intervenções mais votadas pela população, em cada freguesia, e aquelas que foram já integradas nas Grandes Opções do Plano. Em 2018, a participação neste processo voltou a crescer. "Para além do interesse demonstrado pelos muitos munícipes que participaram nas reuniões descentralizadas, foram recebidos 335 inquéritos em Abril e 1.331 em Setembro", explica a autarquia. As obras escolhidas pela população irão ser feitas na Venda do Alcaide, Fonte da Vaca, Quinta do Anjo, Cajados e Poceirão. 
Mais adesão e mais dinheiro para obras 

Nesta edição, destaca-se a tendência para a participação de munícipes cada vez mais jovens, a maioria no escalão etário entre os 40 e os 49 anos.
Das propostas “Eu Participo!” apresentadas nas últimas edições, cerca de duas dezenas estão integradas nas Grandes Opções do Plano 2019-2022, com destaque para "o asfaltamento de ruas, intervenções ao nível do abastecimento de água e saneamento, requalificação de espaços públicos ou construção de novos equipamentos", sublinha a autarquia de Palmela. 
O volume de investimento incluído nas Grandes Opções do Plano em resultado das votações do “Eu Participo!” também tem vindo a aumentar, tendo atingido, no período 2017/2018, os 800 mil euros.
Por freguesia, a autarquia avança com  o projeto de requalificação do Jardim Ferreira da Costa, na Venda do Alcaide, na freguesia de Palmela. No Pinhal Novo vai avançar o asfaltamento do Aceiro da Fonte da Prata, na Fonte da Vaca. 
Na Quinta do Anjo, a autarquia vai asfaltar a Estrada da Várzea. Na Marateca, irá decorrer o asfaltamento da Travessa 9 de Março, em Cajados. Finalmente, na freguesia do Poceirão, irá decorrer a segunda fase do asfaltamento da Rua Constantino Loureiro. 
Em 2019, o “Eu Participo!” está de regresso, com as primeiras reuniões descentralizadas para discussão e apresentação de propostas entre 8 e 12 de Abril, análise política e técnica das propostas apresentadas ao longo do verão e novas reuniões para debate e hierarquização entre 16 e 20 de Setembro. A apresentação de resultados decorrerá em Dezembro do ano que vem.
Pioneiro, em Portugal, na implementação de processos de democracia participativa, o município discute com as populações e agentes locais de todas as freguesias, anualmente, a gestão pública do território, em processos como o “Eu Participo!” ou as Semanas das Freguesias. Internamente, é dinamizado o “Eu Participo! Trabalhadores Municipais” e, junto da comunidade educativa, o município desenvolve, ainda, um projeto de participação e educação cidadã, premiado internacionalmente.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários