Alcochete reconhece o bom trabalho da Andante

Autarquia apoia associação ligada à atividade cultural 

A Câmara de Alcochete aprovou, por unanimidade, um contrato-programa com a Andante Associação Artística para apoio à atividade cultural desta associação no concelho de Alcochete, deliberação que foi aprovada na reunião de câmara realizada em Samouco. No âmbito do contrato-programa foi aprovada uma comparticipação financeira de quatro mil e 100 para apoio à Andante no âmbito da promoção de leitura, espetáculos de teatro e recitais, e um apoio não financeiro estimado em três mil 167 euros referente à cedência de instalações e recursos humanos do fórum cultural de Alcochete.
Trabalho da companhia reconhecido pela autarquia 


O vereador da Cultura, Vasco Pinto, destacou “o trabalho extraordinário da Andante que, ao longo dos últimos anos, tem tido uma participação muito ativa naquilo que é a programação cultural do município de Alcochete”, dando como exemplo a participação nas comemorações dos 130 Anos do nascimento de Fernando Pessoa e a dinamização do Coro de Leitura em Voz Alta de Alcochete desde 2010.
O autarca sublinhou que a Andante é um dos cinco nomeados para o Prémio ALMA 2019, “o que torna presente o trabalho extraordinário desta associação sedeada em Alcochete”.
A Andante Associação Artística é um dos nomeados portugueses ao referido prémio em 2019, conjuntamente com Luísa Ducla Soares, Maria Teresa Maia González, Bernardo P. Carvalho e Catarina Sobral, que constam da lista internacional com 246 candidatos em representação de 64 países.
O Prémio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), criado em homenagem à escritora sueca Astrid Lindgren, é gerido pelo Swedish Arts Council, é o maior prémio internacional no espírito do fomento da literatura e da leitura para crianças e jovens e valoriza os princípios que estiveram subjacentes à obra e vida de Lindgren: a salvaguarda dos valores democráticos e da paz e, ao mesmo tempo, um profundo humanismo.
Este prémio distingue toda a obra de um escritor, ilustrador, contador de histórias, promotor da leitura ou entidades com atividade no âmbito de uma promoção da leitura inclusiva e, em Portugal, é o Ministério da Cultura (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e Direção de Serviços do Livro) que candidata personalidades para este prémio, preparando as candidaturas em tradução inglesa.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários