Zbigens deu a palavra à juventude em Sesimbra

Jovens querem mais eventos no concelho 

Um debate com jovens do concelho de Sesimbra, para tentar perceber as dificuldades, constrangimentos e necessidades do seu dia-a-dia, na perspetiva de construir, em conjunto com o Gabinete da Juventude, um grande momento em 2019, que dê a conhecer o trabalho dinamizado por associações juvenis, bem como outros projetos inovadores feitos por jovens, foi o ponto alto de mais um fórum Zbigens, que se realizou no início de Outubro, no Parque Augusto Pólvora. "O encontro serviu também para promover a troca de ideias, a partilha de experiências, reforçar os laços e mostrar o que está a ser feito no plano desportivo, cultural e social", explicou a Câmara de Sesimbra em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias.
Sesimbra tem autocarro original 

Num debate sempre muito participado, os intervenientes sublinharam a "importância de se criarem eventos que vão ao encontro das expetativas das novas gerações", para os envolver mais em "atividades a eles dirigidas", e "enalteceram a criação de vários espaços destinados aos jovens, como o skate parque da Quinta do Conde e, especialmente, o Parque Augusto Pólvora, que oferece um conjunto de equipamentos e espaços que podem ser utilizados durante todo o ano pela comunidade", sublinha a autarquia de Sesimbra.
Um torneio de skate promovido pelo Surf Clube de Sesimbra, que envolveu dezenas de praticantes, um espaço com trikes (veículos de três rodas), que puderam ser experimentados pelos visitantes, um concerto com a banda Espantalho, um showcooking com degustação de sushi, e a pintura ao vivo de um autocarro da Câmara Municipal, com motivos alusivos a Sesimbra, foram outros dos momentos que animaram o segundo Zbigens - Forum Municipal de Juventude de Sesimbra, deste ano, que vai ter novo encontro para recolher mais ideias, desta feita, em Dezembro, na freguesia de Santiago.

O "autocarre" mais "pexite" de Sesimbra
Uma das atividades que despertou maior curiosidade ao longo do fórum foi a decoração de um autocarro da Câmara de Sesimbra pelos primos João Cruz e Maciel Santos. De uma forma descontraída e criativa, os dois artistas recriaram alguns traços da identidade sesimbrense no veículo. A expressão 'Carro da carreira', tão comum entre as gerações mais velhas, imagens de peixes, ou de antigos pescadores sobressaem entre os vários motivos alusivos à identidade “pexita” que, a partir de agora, passam a circular nas estradas da região.
"Foi um desafio engraçado e, ao mesmo tempo, uma brincadeira séria, porque agarrámos no antigo e demos-lhe uma imagem atual, para chegarmos também às gerações mais novas. Ou seja, fomos buscar 'pedaços' da história de Sesimbra, e retratámo-los de uma forma divertida na 'Carreira', não só para vincar que ainda estão bem vivos na nossa comunidade, mas também para não os deixar desaparecer", referem os autores.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários