Sesimbra divulga a maçã camoesa este fim de semana

A "doce" história da maçã camoesa mostra-se na Moagem de Sampaio

A Maçã Camoesa ou Férrea da Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra volta a estar no centro das atenções em Outubro, desta vez acompanhada pela doçaria e pelo pão caseiro de Sesimbra. A sexta edição da mostra dedicada a esta espécie decorre, como é habitual, na Moagem de Sampaio, nos dias 6 e 7, sábado e domingo, das 9h30 às 18 horas. Nestes dois dias, a par da venda de produtos locais e de artesanato, o público pode ainda participar em dois show cookings, dedicados à Maçã Camoesa. A mostra conta ainda com muita animação musical e atividades para os mais pequenos.
Maçã Camoesa é originária de Sesimbra 


Este ano, para além da feira dedicada a este fruto, o programa propõe várias atividades. A abertura da mostra arranca no dia 4, quinta-feira, às 18 horas, com a conferência Valorização de Produtos Locais, que conta com a presença de Francisco Jesus, presidente da Câmara de Sesimbra, Elizete Jardim, diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, e Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo.
No dia 5, sexta-feira, a manhã é preenchida com uma visita e apanha de Maçã Camoesa num pomar local e no dia seguinte, das 4 às 8 horas, realiza-se uma visita noturna às padarias do concelho.
Destaque ainda para uma palestra sobre pão, com Lilian Abreu, seguida de degustação, com Maria Lucília Baioneta, e para um workshop sobre salada de maçãs de outono.
Para assinalar o Dia Mundial do Pão e da Alimentação vão ser distribuídos, pelas escolas do concelho, pães e maçãs camoesas. Horas do Conto, visitas aos moinhos do concelho e ateliês são outras da propostas do programa.
A iniciativa reúne todos os anos vários produtores deste fruto, que há cerca de dez anos estava praticamente em risco de extinção. "De ano para ano aparecem novos pomares de Maçã Camoesa, o que constitui para todos nós um motivo de grande satisfação", afirma José Polido, vereador da Câmara de Sesimbra na abertura do certame do passado. 
O aparecimento de novos produtores é ainda destacado pelo autarca. "É a recompensa do trabalho que temos vindo a fazer há vários anos juntamente com os agricultores do concelho, e que se traduziu num aumento bastante significativo do número de árvores desta maçã", acrescentou. 

A história de uma maçã unica 
Produzida na região da Azoia, próximo do Cabo Espichel, na freguesia do Castelo, a Maçã Camoesa distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, de cor branca e consistência firme. Embora seja colhida em Setembro, é comum ficar a amadurecer durante algumas semanas, para ser consumida durante o inverno. Carateriza-se pela consistência da polpa, por ser rica em ferro, e pela acidez, que diminui o seu grau de maturação
Para além desta particularidade, tem níveis de antioxidantes e polifenóis muito superiores aos das restantes, segundo um estudo realizado pelo professor Agostinho Carvalho, da Universidade Egas Moniz, do Monte da Caparica.
É por isso é recomendada a doentes anémicos e diabéticos. Para divulgar esta variedade de Sesimbra junto do público em geral e despertar o interesse de novos agricultores, contribuindo assim para aumentar a sua produção de modo tradicional, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, realiza desde 2013, no primeiro fim de semana de Outubro, uma mostra dedicada à Maçã Camoesa.
O certame tem atraído centenas de visitantes, revelando-se um enorme sucesso. "O público demonstra cada vez mais interesse por este tipo de produto e, sobretudo pelo contacto direto com os produtores, que desta forma conseguem manter a sua atividade e, consequentemente, preservar tradições ancestrais, que são um património imaterial de valor incalculável", diz a autarquia de Sesimbra ao ADN.
Em 2012, a Câmara  de Sesimbra passou a deter o direito exclusivo da marca Maçã Camoesa ou Férrea Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra, no âmbito de uma candidatura apresentada pela autarquia ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Atualmente existem no concelho oito produtores de Maçã Camoesa, e cerca de 1400 árvores desta variedade de maçã. A produção anual ronda as 12 toneladas.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários