Quinzena da Educação do Concelho da Moita

Professores e alunos convidados a conhecer melhor o concelho 

De 9 a 22 de Outubro, a autarquia vai promover a 17ª Quinzena da Educação do Concelho da Moita, com um conjunto diversificado de iniciativas, dando, desta forma, as boas vindas a toda a comunidade educativa no início de mais um ano escolar. A Quinzena da Educação, explica a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, "divide-se em dois momentos principais: a receção aos novos alunos e a receção à comunidade educativa". 
Comunidade educativa vai conhecer património 


A receção aos novos alunos vai acontecer nos dias 16 a 19 de Outubro, com a Câmara da Moita a levar os mais de 600 alunos que ingressam no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico no concelho a assistir ao espetáculo “Antiprincesas” sobre “Clarice Lispetor”, por Cláudia Gaiolas, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira.
A receção à comunidade educativa pretende também dar a conhecer o concelho, os seus equipamentos, o património e tradições, divulgar os projetos educativos municipais e criar situações de convívio e aproximação entre professores, técnicos da autarquia e eleitos.
Assim, no dia 9, pelas 10h30, vai ser apresentado o projeto “Voluntários de Leitura: Para Desenvolver a Prática da Leitura nas Escolas do Concelho”, na Biblioteca Escolar da EB José Afonso, em Alhos Vedros. A apresentação do projeto municipal “Moita Património do Tejo” acontecerá no dia 10, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, seguida de visita ao Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos, e para o dia 11, às 15 horas, está marcado o lançamento da 22ª Feira de Projetos Educativos e a apresentação do Projeto Municipal para a Integração de Migrantes, também na Biblioteca da Moita.
"Folclore – Potencialidades no âmbito da Ação Socioeducativa” é o tema da ação de formação prevista para os dias 11 e 18 de Outubro, das 16 às 19 horas, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, dirigido a assistentes operacionais dos jardins-de-infância da rede pública. Para o dia 20 de Outubro, das nove às 13 horas, está marcada a ação de formação “Aqui Há História – Intemporalidades Criadoras e Expressivas”, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros.

Teatro e cinema para a comunidade educativa 
Numa vertente mais lúdica, a Câmara da Moita convida toda a comunidade educativa para uma sessão dupla de teatro, dia 13, às 21h30, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. “Medo a Caminho”, com Luís Murcato, e “Adriano Já Não Mora Aqui”, com Adriano Diouf, são os dois espetáculos com jovens do concelho, coproduzidos por Rui Catalão, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira. A entrada é gratuita para docentes e estudantes do concelho.
"As Operações Saal”, de João Dias, é o filme que vai ser exibido no dia 19, às 21h30, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. A entrada é gratuita para docentes e estudantes do concelho.
Do programa fazem ainda parte a exposição com todos os trabalhos das Escolas da Moita que participaram na 6ª edição do Projeto Kid’s Guernica, patente entre 9 e 20 de Outubro, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, o início do projeto de animação do livro e da leitura “Biblioteca Viva”, no dia 15, também na Biblioteca Municipal da Moita, e a iniciativa “Eu Amo a Minha Biblioteca”, durante todo o dia 22, com oferta de livros para as bibliotecas escolares do concelho da Moita.

Agência de Notícias com Câmara da Moita

Comentários