PSP e GNR em ações de sensibilização na Moita

Autarquia quer munícipes a respeitar o ambiente 

No âmbito da Campanha 'Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente', a Câmara da Moita tem vindo a desenvolver ações, em conjunto com a PSP da Baixa da Banheira e a GNR da Moita, no sentido de sensibilizar a população para a colocação correta de monos e resíduos de jardim, junto aos contentores de resíduos urbanos do concelho. O vereador com o pelouro do Ambiente, Miguel Canudo, que acompanhou as ações referiu que, apesar dos maus hábitos estarem muito enraizados na sociedade, a Câmara da Moita prosseguirá o seu trabalho de sensibilização. Alguns munícipes já foram identificados para pagarem multa.  
Ainda há munícipes que não cumprem as regras 


Quando lançou a primeira fase da Campanha de Sensibilização Ambiental, dedicada aos Monos e Resíduos de Jardim, com o slogan “No Dia Certo é Que Está Certo”, a autarquia "afixou informação em todos os contentores de resíduos sólidos com o dia e horário em que estes resíduos deveriam ser colocados, para serem rapidamente recolhidos pelos serviços municipais, e enviou também um folheto informativo a todos os munícipes", disse a Câmara da Moita em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias.
De acordo com a autarquia, "em determinadas zonas, há já munícipes a cumprir estas regras, contribuindo para a melhoria do espaço público, mas noutros locais, isso ainda não se verifica. Por isso, a fiscalização municipal, a PSP da Baixa da Banheira e a GNR da Moita têm vindo a visitar alguns locais mais problemáticos", tendo inclusive, explica a Câmara, "identificado munícipes a procederem de forma incorreta à deposição de lixos". 
Os munícipes em causa, além de tomarem conhecimento do Regulamento Municipal do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município da Moita (disponível para consulta no site oficial da Câmara da Moita), foram também identificados, quer pela fiscalização municipal, quer pelos agentes da autoridade, para levantamento de autos, e os processos irão prosseguir os trâmites legais.

Sensibilizar é preciso diz a autarquia 
O vereador com o pelouro do Ambiente, Miguel Canudo, que acompanhou as ações referiu que, apesar dos maus hábitos estarem muito enraizados na sociedade, a Câmara da Moita prosseguirá o seu trabalho de sensibilização. 
“Não vamos desistir e continuaremos, através da nossa Campanha 'Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente', a desenvolver as ações de sensibilização necessárias junto da população, alertando para a importância de depositar os monos e resíduos de jardim nos dias e horários definidos e de colocar os outros resíduos, nos locais corretos, como nas papeleiras, nos contentores e nos ecopontos”, disse o autarca.
De referir que a Campanha 'Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente' teve já um primeiro momento, dedicado aos Monos e Resíduos de Jardim – 'No Dia Certo é Que Está Certo', englobando mais três temas ambientais: Limpeza urbana, recolha de óleos alimentares usados e dejetos caninos no espaço público.
"A qualidade do Ambiente em que vivemos não depende só da atuação dos serviços camarários, mas também dos nossos gestos diários. A sua colaboração é essencial para termos um concelho limpo!", conclui Miguel Canudo.

Agência de Notícias com Câmara da Moita


Comentários