GEFCO com novo armazém logístico em Palmela

Empresa vai fazer assemblagem para fornecedores da Autoeuropa e cria emprego 

A GEFCO inaugurou um novo armazém logístico em Palmela, no Parque Industrial da Autoeuropa, que vai servir fornecedores de primeira linha cuja operação exija proximidade da linha de montagem da fábrica. Em comunicado, a empresa revela que “o armazém de Palmela conta com uma equipa de cerca de 70 colaboradores e é responsável pela gestão de stock dos clientes, recepção de matéria-prima e assemblagem de componentes automóveis para posterior entrega no cliente final, num conceito Just-In-Sequence em síncronia com a linha de montagem, em Palmela”. 
Empresa alarga emprego em Palmela 

A GEFCO, que afirma ser líder europeia em logística automóvel, inaugurou um espaço para fornecimento de componentes para a linha de montagem da Autoeuropa à medida das necessidades da fábrica, disse à Lusa fonte da empresa.
"Trata-se de um espaço com 7.800 metros quadrados dentro do Parque Industrial da Autoeuropa, para fazer a assemblagem de componentes produzidos por fornecedores de primeira linha da fábrica da Volkswagen", anunciou o diretor-geral da GEFCO, Jorge Possollo, adiantando que a nova unidade tem um total de "70 postos de trabalho".
"Alguns fornecedores de primeira linha contrataram com a Autoeuropa a entrega `just-in-sequence´ (sistema de fornecimento onde os fornecedores estão instalados nas imediações das empresas) de peças já assembladas, na linha de montagem da fábrica de Palmela. A GEFCO recebe essas peças do exterior, faz a assemblagem numa espécie de linha de montagem paralela e entrega-as, já assembladas, na linha de montagem da Autoeuropa, em função da informação que recebe sobre os carros que estão a ser produzidos e na sequência em que estão a ser produzidos", acrescentou.
Segundo Jorge Possollo, "a GEFCO não trabalha diretamente para a Volkswagen, trabalha indiretamente para a Volkswagen através da prestação de um serviço aos fornecedores de primeira linha da Volkswagen".
Além da nova unidade industrial inaugurada, na semana passada, para a prestação de serviços aos fornecedores de primeira linha da Autoeuropa, a GEFCO também duplicou a capacidade de armazenamento de veículos acabados que são produzidos na Autoeuropa.
"Já tínhamos um parque da GEFCO, na localidade das Pontes, concelho de Setúbal, mas que era manifestamente insuficiente, pelo que decidimos avançar para uma nova plataforma logística nas instalações da antiga fábrica da Renault, em Setúbal. Com esta nova plataforma dispomos agora de uma capacidade de armazenamento de cerca de nove mil veículos acabados", disse.
Jorge Possolo adiantou que a nova plataforma logística terá cerca de 30 postos de trabalho, mas, tal como em relação ao novo espaço no parque industrial da Autoeuropa, escusou-se a revelar o montante dos investimentos em causa, alegando que se trata de uma política da empresa.
Em Portugal, a GEFCO tem 391 colaboradores distribuídos por diversas plataformas logísticas em Lisboa, Porto, Mangualde, Pombal, Alverca, Palmela e Setúbal. Em todo o mundo, o grupo GEFCO diz ter atualmente cerca de 12 mil colaboradores.

Comentários