Barreiro e Moita projetam rotunda na Baixa da Banheira

Nova rotunda nos Fidalguinhos possibilitará melhorar a acessibilidade 

Milhares de pessoas vão poder contar, em 2019, com uma nova rotunda na urbanização dos Fidalguinhos, no cruzamento entre a Rua da Amizade, na Baixa da Banheira, concelho da Moita, e a Avenida Mestre Manuel dos Santos Cabanas, no Lavradio, concelho do Barreiro. "Será uma obra simples, mas com um impacto elevado na vida das pessoas", salientou o Presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, na apresentação do projeto que contou também com a presença do executivo da Câmara da Moita. A obra terá um investimento de 250 mil euros, sendo repartido pelos municípios do Barreiro (60 por cento) e da Moita (40 por cento).
Autarquias investem 250 mil euros na obra 

"É uma iniciativa conjunta dos dois municípios vizinhos. Será um investimento em mobilidade, acessibilidades e segurança na circulação pedonal e rodoviária, entre os dois concelhos", disse Frederico Rosa.
Segundo o presidente do Município do Barreiro, “temos a consciência que é um problema para milhares de pessoas e os dois municípios uniram esforços para o resolver. Foi muito fácil”.
Lembrou que este não é o único projeto realizado em conjunto, no sentido de “melhorar a vida das pessoas dos dois concelhos vizinhos”.
A nova rotunda significa para Rui Garcia a “solução para um problema que há muito tempo se verificava numa zona de alta densidade de tráfego”.
Rui Garcia, na sua intervenção, frisou que esta nova rotunda irá resolver um problema das populações dos dois municípios: “Aquela zona regista problemas de engarrafamentos diários e necessitava de uma solução que fosse boa do ponto de vista da fluidez do tráfego e também do ponto de vista urbanístico, melhorando a vida de muitas pessoas dos dois concelhos”, referiu, acrescentando que a solução encontrada resulta do envolvimento dos dois municípios, sendo “mais um exemplo da colaboração que tem existido ao longo dos anos, em várias situações, e que, naturalmente, queremos continuar porque somos dois municípios com uma forte ligação geográfica, social e económica”.
De salientar que a nova rotunda permitirá reduzir tempos de espera aos automobilistas nos semáforos e contribuir para reduzir as emissões e concentração de poluentes na atmosfera.
A rotunda constitui uma aposta na melhoria dos tempos de circulação e na eficiência dos transportes coletivos que servem os dois municípios, através destes eixos de circulação.
A construção desta nova rotunda tem um custo estimado de 250 mil euros, prevendo-se que antes do verão estejam reunidas as condições para o lançamento do concurso público.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro e da Moita 

Comentários