18 concelhos de Lisboa e Setúbal com transporte único

Câmaras de Almada e Seixal saúdam criação de empresa única de transportes

O presidente da Área Metropolitana de Lisboa, Fernando Medina, anunciou esta quarta-feira a criação de uma empresa única de transportes em todos os concelhos, com a marca "Carris Metropolitana", que terá passes únicos com o custo máximo de 40 euros. O passe deverá funcionar em todos os meios de transporte da Área Metropolitana de Lisboa. As crianças até aos 12 anos não pagam transporte e, por família, o pagamento total máximo é de 80 euros (dois passes sociais). Dentro do município de Lisboa, os passes vão custar um máximo de 30 euros. A nova empresa vai operar nos 18 concelhos dos distritos de Lisboa e Setúbal e vai centrar a bilhética e o tarifário. Fernando Medina destacou que estas medidas foram aprovadas "por unanimidade e aclamação" pelos 18 presidentes das câmaras da Área Metropolitana de Lisboa foram permitidas pela proposta de Orçamento do Estado para 2019 apresentada na segunda-feira.
Passe passa a custar no máximo 40 euros 

“É uma luta de há muitos anos e é um sentimento de orgulho. Esperamos que passe a estar efetivo em Abril”, disse a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, em reunião pública. O presidente da Área Metropolitana de Lisboa, Fernando Medina, anunciou esta quarta-feira a criação de uma empresa única de transporte nesta região, associado a um passe único que custará no máximo 40 euros.
As crianças até aos 12 anos não pagam transporte e, por família, o pagamento total máximo será de 80 euros (dois passes sociais).
Para Inês de Medeiros, esta medida será muito importante para as famílias que poderão ver uma redução no seu orçamento “na ordem dos 140 euros por mês”.
A autarca avançou ainda que a medida vai contar “com o investimento do município”, apesar de não adiantar qual o valor.
Também o município do Seixal saudou a criação desta empresa única, revelando um investimento de “cerca de dois milhões de euros anuais”.
“Esta é uma medida muito importante para a população do município e de toda área metropolitana, que já defendemos há, pelo menos, duas décadas”, apontou o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.
Segundo o autarca, o investimento é também destinado “ao reforço e alargamento da rede do transporte público rodoviário dentro do concelho”.
Também a vereadora do Bloco de Esquerda da Câmara de Almada, Joana Mortágua, presente na reunião de câmara, saudou a medida, frisando que “terá um impacto brutal” e que trará “satisfação popular”.
Para a responsável, “a inclusão da Fertagus neste passe é determinante para o concelho”.
Segundo Fernando Medina, durante os próximos meses decorrerão as negociações para que o novo sistema abranja operadores como a CP e a Fertagus.
O passe social único estará disponível a partir de Abril do próximo ano e permitirá que, por exemplo, um utente viaje de Sesimbra ou Palmela até Lisboa pelo valor máximo de 40 euros, o mesmo preço que pagará quem se desloque de Vila Franca de Xira, de Setúbal, de Almada ou do Montijo para a capital, eliminando-se os cerca de dois mil tipos de passe que existem atualmente.

Autarquias de Lisboa e Setúbal investem 30 milhões 
A partir do início de 2019, a Área Metropolitana de Lisboa vai abrir concursos em lotes para que os operadores privados possam concorrer a operar em determinadas zonas, mas terão de o fazer sob a marca "Carris Metropolitana".
"As referências dos autocarros são únicas, mas depois as empresas operadoras poderão ser diferentes", explicou Fernando Medina.
Nos próximos meses, segundo Fernando Medina, decorrerão negociações para que o novo sistema abranja operadores como a CP e a Fertagus.
Fernando Medina destacou que estas medidas hoje aprovadas "por unanimidade e aclamação" pelos 18 presidentes das câmaras da Área Metropolitana de Lisboa foram permitidas pela proposta do Orçamento do Estado para 2019, apresentada na segunda-feira.
Na proposta do orçamento de estado, o Governo propõe-se financiar a progressiva redução do preço dos passes dos transportes públicos em todo o país com 83 milhões de euros.
O relatório da proposta de lei do orçamento explica que, desse valor, “será destinado, num mínimo de 60 por cento, a aplicar à redução dos tarifários aplicados, nomeadamente a redução do preço dos passes, a criação de passes família e a gratuitidade do transporte para menores de 12 anos, devendo a parte remanescente ser destinada à melhoria da oferta e à extensão da rede pública”.
Fernando Medina estimou que, para as áreas Metropolitanas (Lisboa e Porto), “a transferência do Governo deve andar na casa dos 50 milhões de euros”.
De acordo com Medina, os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa acordaram investir 30 milhões na melhoria do sistema de transportes, distribuídos ponderadamente consoante critérios, como o número de população, a área e as necessidades.
O autarca considerou que as medidas aprovadas são "históricas", "inéditas", e agradeceu ao Governo pela "medida revolucionária" para a mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa.
A Área Metropolitana de Lisboa é composta pelos concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários