Município de Palmela incentiva reabilitação urbana

Centros históricos do concelho com incentivos fiscais 

A Câmara de Palmela tem disponível um conjunto de incentivos fiscais e financeiros à reabilitação dos edifícios ou frações localizados nas Áreas de Reabilitação Urbanas do Centro Histórico de Palmela e de Pinhal Novo. Os proprietários que decidam reabilitar os seus imóveis podem usufruir de vantagens e benefícios tais como a isenção do Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis em aquisições de imóveis destinados a reabilitação ou na primeira transmissão após a reabilitação, isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis por um período de três anos, prorrogável.
Autarquia incentiva proprietários a requalificar 

Também estão previstas isenções e reduções ao nível das taxas urbanísticas, para além de mecanismos de apoio procedimental necessários à execução das intervenções.
"A reabilitação urbana tem sido uma preocupação do Município, tendo implementado políticas de incentivo, designadamente, nas áreas de maior concentração populacional, cuja degradação do edificado e consequentes condições de segurança e habitabilidade prejudicam a imagem e a vivência daqueles locais", refere a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
É possível obter mais informações consultando o site do Município ou contactando o Gabinete de Recuperação do Centro Histórico, pelo 212 336 647, grch@cm-palmela.pt ou centrohistorico.cm-palmela.pt ou, no caso da ARU de Pinhal Novo, a Divisão de Administração Urbanística, pelo 212336600 ou reabilita@cm-palmela.pt.

Projeto “Uma imagem, mil memórias” em exposição até Outubro
Até ao próximo mês de Outubro, é possível visitar a exposição “Uma imagem, mil memórias”, que está patente no Cineteatro S. João, em Palmela. Esta mostra apresenta o projeto de recolha de fotografia do Município e o seu percurso, iniciado em 2011, com as primeiras iniciativas de divulgação e contributos, até à criação da página na rede social facebook.
O projeto de recolha de fotografia “Uma imagem, mil memórias” dedica-se à compilação de fotografias antigas do concelho, pertencentes a entidades públicas e privadas, singulares e coletivas, para as digitalizar e preservar. Pretende-se a criação de um repositório de imagens do concelho, que promova a sua salvaguarda e permita a sua partilha, assim como das inúmeras memórias associadas a cada imagem, espelho das nossas vivências e da nossa história enquanto comunidade.
A exposição, em exibição no foyer do Cineteatro, destaca as imagens e os álbuns/vídeos/temas mais vistos e gostados da página. Visite a exposição e acompanhe o projeto em www.facebook.com/umaimagemmilmemorias/.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários