Festas de Santo André levam tudo ao banho de São Romão

Calças e saias arregaçadas na recriação do Banho de São Romão

A recriação do Banho de São Romão promete ser, à semelhança das edições passadas, o ponto alto dos cinco dias de festa (até 14 de Agosto) na Costa de Santo André, em Santiago do Cacém. A organização é da Junta de Freguesia de Santo André, que tem na Festa de São Romão a sua maior iniciativa anual, que recebe o apoio da Câmara de Santiago do Cacém. No final da faina agrícola, a população juntava-se, vinham em carroças, traziam as melancias, os seus farnéis, as mantas para fazer sombra, as bestas e iam a banhos. Era um dia de festa. Era o único banho de praia do ano. "Os homens arregaçavam as calças, as mulheres as saias e molhavam as pernas. Era assim que as coisas se processavam nesse tempo”, diz a organização das festas de São Romão. É isso que os milhares de visitantes irão fazer este sábado e domingo, às 11 horas, na praia. 
Recriação acontece este fim de semana 

O Banho de São Romão vai ser recriado, no fim de semana, na praia da costa de Santo André, Santiago do Cacém, com cortejos e animação, para dar a conhecer a tradição aos turistas. “Era o único dia do verão em que as populações do interior iam à praia depois de uma grande caminhada a pé, acompanhadas por animais, charretes e carroças, numa espécie de cortejo que tentamos recriar com esta festa”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho. As Festas de São Romão incluem dois cortejos etnográficos, no sábado e no domingo, com mais de 50 elementos do Grupo de Dança Típica da Queimada (Melides) a "recriar ao detalhe" a ida à praia das populações que residiam nas freguesias rurais e montes de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.“O objetivo é recordar o final da faina agrícola. Por isso, a maioria dos elementos surge com trajes antigos do campo e esta encenação gera uma curiosidade muito grande por parte dos banhistas e, em particular, dos turistas que todos os anos escolhem esta zona para passar férias”, referiu o autarca.
De acordo com a tradição, após os cortejos, logo pela manhã, as pessoas instalam-se no areal da costa de Santo André “com as suas tendas, comes e bebes” e “partilham uma refeição com todos os banhistas”, seguindo-se o banho de mar com os trajes típicos da época e animação na praia.
“O primeiro cortejo, no sábado, será talvez a recriação mais perfeita porque vai contar com a participação dos animais, que não estarão disponíveis no domingo, segundo dia de desfiles”, explicou David Gorgulho.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, entidade organizadora, a recriação tem atraído, de ano para ano, cada vez mais participantes entre a população local.
“Contamos cada vez mais com a envolvência da comunidade local que se junta aos cortejos, porque muitas das pessoas viveram ainda essa época e a sua maioria têm familiares que participaram no Banho de São Romão e, assim, ajudam-nos a recriar ao máximo os cortejos”, sublinhou.
As festas abrem na sexta-feira, na Tenda Multiusos, instalada na costa de Santo André, com um programa que inclui música popular alentejana, folclore, valsa mandada e corridinho, eleição da Miss e Mister Praia Costa de Santo André e 'sunsets'.
A iniciativa, que termina no dia 14 deste mês, com uma peça de teatro, recebe ainda uma exposição e venda de artesanato, frutas e doçaria da região.

Programa
10 agosto (sexta-feira)
Tenda Multiusos
18h00 – Abertura da Festa
19h30 – Grupo Coral Mineiros de Aljustrel
21h30 – Baile com Luís Candeias e Luís Godinho

11 agosto (sábado)
9h30 – Miss e Mister Praia Costa de Santo André (Org: Rádio Cidade Nova) – junto ao bar / apoio de praia “Lagoa ó Mar”
– animação e aulas na praia: Zumba (Fitness da Flor), Ginásio Alphafitness e Hélio Souto
– desfiles dos concorrentes
11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão
13h00 – Almoço partilhado | Convívio
17h00 – Folclore com o Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada (Tenda Multiusos)
18h30 – Sunset com DJ LAS
21h30 – Baile com Paulo das Vacas e Neuza (Tenda Multiusos)

12 agosto (domingo)
11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão
13h00 – Almoço partilhado | Convívio
17h00 – Valsa Mandada e Corridinhos com o Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada
18h30 – Os Tiborna – música popular alentejana (Tenda Multiusos)
21h30 – Baile com Ana e Edgar (Tenda Multiusos)

14 agosto (terça-feira)
Tenda Multiusos
22h00 – Teatro: “Pelos que andam sobre as águas do mar”
(a partir d’Os Pescadores, de Raúl Brandão)
Projeto: Raquel Belchior / GALATEIA Edição e Produção Cultural
Participação especial: Vozes Além’Tejo
No âmbito do Projecto EmCena (parceria entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e AJAGATO)


Comentários