Montijo com empregabilidade e responsabilidade social

Identificar pessoas, empresas e facilitar a integração de pessoas 

A Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, realizou um encontro organizado no âmbito do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Económico Local do Concelho do Montijo, sob o tema “Empregabilidade e Responsabilidade Social nas Organizações” que, foi o mote para a apresentação do Programa Incorpora da Fundação “la Caixa”. “Vivemos no mundo em permanente mudança que nos obriga a construir uma constante adaptação de novos modos de vida e também diferentes situações profissionais. A educação, a inovação, a ciência o conhecimento, a formação dos jovens é por isso o património mais importante” afirmou o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, durante o evento.
Formação profissional é cada vez mais procurada 

O encontro contou com a presença e intervenção do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da vice-presidente, Maria Clara Silva, e do Diretor do Programa Incorpora Fundação “la Caixa”, Jaume Farré.
O presidente do Conselho de Administração Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, João Martins, salientou que, o Programa Incorpora da Fundação “la Caixa” objeto de protocolo entre a associação e a Fundação “la Caixa”, marca a criação de “um centro de formação aberto” que pretende “identificar pessoas, empresas e facilitar a integração de pessoas com dificuldades num projeto de vida melhor”.Jaume Farré explicou que, a Fundação “la Caixa” vai desenvolver em Portugal, o programa de êxito que funciona há 12 anos em Espanha. “O programa irá envolver 32 entidades oficiais de Portugal, na região de Setúbal, numa metodologia que, quer contribuir para o trabalho em equipa, desenvolver a eficiência do trabalho, com as pessoas mais vulneráveis, apostando na sua formação, na sua capacitação e, sobretudo, na relação com as empresas”, explicou Jaume Farré.
A vice-presidente da Câmara do Montijo, Maria Clara Silva, abordou o tema “Responsabilidade Social nas Organizações” e esclareceu que “as questões da educação e as questões sociais não se resolvem por decreto e não entram em vigor três dias depois, ou na data em que o decreto referir. São situações que obrigam a que, com o tempo, as vamos trabalhando para que elas efetivamente se concretizem. Hoje, aqui, ainda estamos a trabalhar para que esta responsabilidade social das organizações seja efetivamente concretizada e responda às necessidades das nossas populações, às necessidades dos nossos tempos”.
Maria Clara Silva afirmou que, o que se pretende é “uma politica apoiada que vise a inclusão, a aprendizagem ao longo da vida e que permita alavancar e robustecer o tecido empresarial do concelho”
Nuno Canta destacou a importância do Programa Incorpora: “Para nós é certo que a presença, nos locais de produção, de pessoas com cada vez mais e  melhor formação, com uma base de conhecimento mais sólido vai incentivar o crescimento económico e a competitividade das empresas e, ao mesmo tempo, reduzir o desemprego entre as camadas jovens, dos montijenses”, sublinhou o presidente do município.
O Encontro terminou com a visita ao “Open Training Center” da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo.
Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários