Incêndio em Pinhal Novo causou pânico na auto-estrada

Fogo florestal leva veículos a voltarem para trás em plena A12

Perto de uma centena de bombeiros, da península de Setúbal, e dois meios aéreos pesados combatem fogo numa zona de mato perto do Pinhal Novo. Fumo prejudica visibilidade dos condutores. O incêndio florestal já levou vários condutores a fazerem a inversão do sentido de marcha, entrando em contramão na auto-estrada, no sentido Palmela-Lisboa. Uma situação, entretanto, já resolvida pela GNR. A linha do Alentejo e Algarve esteve também encerrada. O incêndio já se encontra em fase de rescaldo.
Incêndio começou na Lagoa da Palha, este sábado 

O Trânsito na A12, perto do Pinhal Novo, no sentido Setúbal-Lisboa, foi interrompido na tarde deste sábado devido a uma massa densa de fumo originária de um incêndio em mato na Herdade de Rio Frio que impede a visibilidade dos automobilistas.
Mas a situação gerou momentos de pânico na auto-estrada, com imagens, divulgadas na CMTV, a mostrarem condutores a fazer inversão do sentido da marcha na autoestrada que liga a Ponte Vasco da Gama a Setúbal. Nas redes sociais, surgiram também vídeos que mostram os condutores a parar e a voltar para trás em plena auto-estrada. 
A Guarda Nacional Republicana já emitiu um comunicado onde pede aos automobilistas que "em casos semelhantes nunca os automobilistas devem abandonar as viaturas na via e, em caso algum, fazer o percurso em contramão". De acordo com a GNR "estes atos podem gerar pânico e impedir os trabalhos de socorro e o trabalho dos próprios bombeiros no local". 
Segundo os bombeiros do Pinhal Novo, o alerta chegou por volta das 16h10, para um fogo junto a Lagoa da Palha, no Pinhal Novo. No local estão ainda perto de uma centena de homens, acompanhados por 32 viaturas, e dois meios aéreos no combate ao fogo. De acordo com o comando geral da GNR, a A12 está transitável, encontrando-se apenas suspensa a circulação da faixa mais à direita no sentido Sul-Norte, devido ao fumo.
Esta situação leva ao acumular do trânsito, que já chega à zona da Marateca. A Autoestrada 12 chegou a estar cortada temporariamente, apenas para regularizar a circulação de viaturas em contramão – que representavam um grande perigo, mas não provocaram acidentes. 
O oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil adiantou à agência Lusa que em causa está um incêndio em mato, na freguesia do Pinhal Novo que "tendo em consideração o combustível produziu uma massa densa de fumo" que, devido ao vento, atinge a A12.
Segundo a mesma fonte, devido à reduzida visibilidade, algumas pessoas deverão ter-se assustado e iniciaram inversão de marcha, tendo sido de imediato enviado para o local equipas da Brisa e da Brigada de Trânsito da GNR para "auxiliar nesta manobra".
Há vários focos de incêndio mas, de acordo com os bombeiros, "o incêndio está controlado".
 A referida autoestrada já reabriu. A linha de comboios, que liga o Algarve e o Alentejo a Pinhal Novo e Lisboa, esteve também encerrada. 

Agência de Notícias 
Foto: Bombeiros de Pinhal Novo 

Comentários