Feira de Sant'Iago com cartaz forte em Setúbal

Manteigadas em festa de 21 de Julho a 5 de Agosto 

Matias Damásio, Fernando Daniel, Richie Campbel, Mão Morta, The Gift e os D.A.M.A são algumas das atrações musicais da Feira de Santiago, que começa este sábado e decorre até 5 de Agosto, nas Manteigadas, em Setúbal. O cantor angolano Matias Damásio é um dos primeiros a atuar, no domingo, dia 22 de Julho, no Palco Setúbal, por onde também vão passar os T4X1 (ex-Taxi), Fonzie, Emanuel, Gisela João e os The Gift, que encerram a Feira de Santiago no dia 5 de Agosto. Este ano dedicada aos "Vinhos da Península de Setúbal", a Feira de Santiago incluiu uma "wine sunset party" que terá lugar ao final da tarde de sábado, dia 28 de Julho, no Forte de S. Filipe. Trata-se de uma escolha que se insere na estratégia do município setubalense de afirmar o certame como um produto turístico, que já está a promover junto de diversos operadores na área do turismo. A gastronomia da região, artesanato, um espaço dedicado aos divertimentos tão apreciados pelos mais jovens, são outros motivos de interesse da feira que se realiza há mais de quatro séculos na capital do distrito de Setúbal.
Feira de Sant'Iago volta a ter um cartaz de muita qualidade 

“A nossa feira é a soma de muitas coisas”, destacou a presidente da Câmara Municipal Setúbal, Maria das Dores Meira, na sessão de apresentação do evento, “uma das maiores festas populares a sul do país” e que contabiliza“mais de 400 mil visitantes por edição”.A autarca sublinhou que a Feira de Sant’Iago “consegue sempre surpreender pela renovação e inovação que apresenta a quem a visita”, sendo que, em 2018, por exemplo, vai ser permitida a entrada de animais de companhia, mediante as regulamentações impostas por lei, terá uma diversão com um slide de 140 metros, uma roda-gigante com vista para a cidade e um serviço de aluguer de transportes elétricos individuais para deslocações no recinto.
A importância e dimensão que um evento como a Feira de Sant’Iago assume nos serviços da Câmara Municipal levou a que a autarquia, salientou Maria das Dores Meira, dedicasse especial atenção ao planeamento.
“Foi constituída uma equipa afeta à organização da Feira ao longo do ano, entendendo-a como prioritária no calendário de eventos do concelho. Também por isso, este evento está inscrito, a partir de agora, no Plano de Atividades do Gabinete de Turismo, sento entendido como um produto turístico a oferecer aos que nos visitam”.
A atratividade do certame está bem patente no número médio de visitantes a cada ano, mas também na procura da parte de feirantes e expositores.
Com cerca de 40 setores de atividade diferentes presentes no evento, “neste momento regista-se uma taxa de ocupação de cerca de cem por cento dos lugares disponibilizados no concurso, tendo, entretanto, e em face da procura, sido criados mais lugares para comercialização de vários tipos de artigos”.
A presente edição da Feira de Sant’Iago vai dedicar especial atenção ao público infantil, com mais diversões e atividades, como um circuito de arborismo e uma quinta pedagógica.
Tratando-se de um evento com mais de 400 anos de história, a tradição é igualmente enaltecida. Em 2018, Setúbal presta homenagem a uma figura local, o Zé dos Gatos, homem acarinhado pelos setubalenses, já falecido, e que o designer Zé Nova materializou em mascote desta edição, presente na zona da entrada principal do recinto e com a qual os visitantes vão poder tirar várias “zélfies”.
A Feira de Sant’Iago é, também, um Eco Evento Amarsul, que envolve a realização de várias atividades e ações de sensibilização para a proteção do meio ambiente.
A Feira de Santiago 2018 vai ainda contar com uma Roda Gigante, um super slide de 140 metros, uma quinta pedagógica, uma pista de BMX, insufláveis e um picadeiro, onde é possível andar de cavalo ou de pónei.
A inauguração oficial da Feira de Santiago 2018 está marcada para as 20:30 do próximo sábado, no Pavilhão Vinhos de Setúbal, com a presença da presidente do município, Maria das Dores Meira, e com o momento de animação "Era o vinho, meu bem, era o vinho", a cargo do Teatro de Animação de Setúbal.

Feira dedicada à promoção do vinho da região
Em representação da comissão de organização da Feira de Sant’Iago, Ana José Carvalho destacou, na apresentação, que o certame tem “programação diversificada e para todos os públicos e idades”.
A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago 2018 está agendada para 21 de Julho, às 20h30, no Pavilhão Vinhos de Setúbal, durante a qual, além de uma intervenção da presidente da Câmara Municipal, há a animação pelo Teatro Animação de Setúbal “Era o vinho, meu bem, era o vinho”.
Em termos de espetáculos, o Palco Setúbal recebe as atuações de artistas de renome nacional e internacional, numa zona do recinto que está apetrechada com o apoio de bares e tasquinhas gastronómicas.
Para a Praça Mundo estão reservadas tasquinhas gastronómicas, dinamizadas pelo movimento associativo de Setúbal, e o Palco Mundo, onde se realizam espetáculos que refletem a riqueza multicultural do concelho.
A Praça do Bares é um espaço de gastronomia, por excelência, mas que também inclui animação musical.
O Palco dos Sentidos recebe as animações correspondentes ao Espaço dos Sentidos, destinado à exposição de atividades dinamizadas pelos serviços de cultura, juventude, desporto, inclusão social, bibliotecas e museus da Câmara Municipal.
No Palco Baco, paredes-meias com o Pavilhão Vinhos de Setúbal, realizam-se vários espetáculos de fado, mas também de cante alentejano.
A nível institucional, o Pavilhão Vinhos de Setúbal é uma criação da Câmara Municipal em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e com produtores de vinhos da península.
O espaço apresenta ao longo do certame uma exposição, apontamentos musicais, oficinas de artesanato, experiências interativas, provas de vinho e degustações.
Uma vasta área está reservada para as representações institucionais, onde são divulgados serviços da Câmara Municipal, bem como de empresas e instituições com representatividade local e nacional.
Com objetivo semelhante, os visitantes podem ficar a conhecer os espaços Freguesias de Setúbal, preenchido pelas cinco juntas de freguesia do concelho, Saúde, partilhado por instituições ligadas ao setor da saúde, e Solidariedade, destinado a campanhas de solidariedade e sensibilização por entidades sem fins lucrativos.

TST com carreiras especiais para as Festas 
Um circuito de arborismo, com obstáculos de cordas, uma zona de jogos tradicionais, a Quinta Pedagógica Herdade da Gâmbia – O Lugar do Pernilongos, que divulga atividades típicas do campo, um espaço de adoção de animais de companhia, um picadeiro e a pista de BMX são outros dos muitos atrativos presentes na Feira de Sant’Iago 2018.
O recinto, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18 à uma da madrugada  na sexta-feira até às duas da manhã, ao sábado das 16  às duas da madrugada,  encerrando à uma hora da manhã ao domingo.
Além do parqueamento automóvel disponível, os visitantes podem utilizar o serviço de transportes público especificamente adaptado para o certame.
As carreiras 604 e 609 da TST têm o horário alargado durante o período da feira, tendo sido criadas as carreiras 651 e 652 especificamente para deslocações entre a cidade e o recinto.
A carreira 651 liga o evento ao Mercado do Livramento, enquanto a 652 estabelece a ligação com a zona da Varzinha. Estas duas carreiras têm um bilhete de bordo de apenas um euro por viagem.
Pessoas com mobilidade reduzida têm disponível um serviço especial de transporte, devendo os interessados recolher informações ou realizar marcações de veículo para acesso à zona da feira através do número 910 784 090, nos dias úteis, entre as 10 e as 19 horas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários