Espanhóis compram o Almada Forum por 406 milhões

Empresa do Santander investe no distrito de Setúbal 

O Centro comercial Almada Forum foi vendido à espanhola Merlin Properties por 406,7 milhões de euros, segundo a página de Internet desta empresa, que tem feito várias aquisições em Portugal. A intenção de a empresa espanhola comprar este 'shopping' à norte-americana Blackstone (gestora de fundos imobiliários) já tinha sido noticiada no início do ano e esta informação indica que foi agora concretizada. Segundo a Merlin Properties, o Almada Forum, inaugurado em 2002, tem uma superfície bruta arrendável de cerca de 82 mil metros quadrados, dos quais 22 mil metros são um supermercado Jumbo, da Auchan, que inclui 5500 lugares de estacionamento. Tem ainda centenas lojas e cinemas NOS. O Almada Forum recebe cerca 14,4 milhões de visitantes por ano e está próximo da ocupação total, com 98 por cento da área alugada. As receitas anuais do 'shopping' em rendas atingem 24 milhões de euros e a empresa vê possibilidade de crescimento.
Almada Forum volta a mudar de dono 

A Merlin, empresa controlada pelo banco Santander, comprou o centro comercial Almada Fórum à norte-americana Blackstone por 406,7 milhões de euros, indicou esta sexta-feira a empresa espanhola em comunicado.
O acordo para o negócio já tinha sido dado como iminente pela Bloomberg no início do ano, mas com um valor mais elevado: 450 milhões de euros.
No ano passado, foi noticiado o interesse dos franceses da Klépierre e dos mauricianos da Greenbay Properties em quatro centros comerciais detidos pela Blackstone em Portugal, incluindo o Almada Forum.
A Merlin Properties informa que a aquisição será financiada integralmente com fundos próprios.
Inaugurado em 2002, o Almada Forum conta com uma área comercial bruta de cerca de 82 mil metros quadrados, dos quais 22 mil metros quadrados são ocupados pelo supermercado Jumbo, do grupo Auchan, e tem cerca de 5.500 lugares de estacionamento.
Anualmente, o centro comercial da Margem Sul recebe mais de 14,4 milhões de visitantes e factura 24 milhões de euros anuais em rendas brutas.
O CEO da Merlin Properties, Ismael Clemente, refere que "o Almada Forum é um exemplo de um activo excepcional que raramente se encontra no mercado. A preferência dos portugueses é pelos centros comerciais de qualidade. Apesar da concorrência dos canais online, o formato dos centros comerciais continua a crescer a um ritmo forte na Península Ibérica".
A Merlin tem investido em edifícios de escritórios em Lisboa, pretendendo fechar o ano com 140 mil metros quadrados na capital portuguesa. A sede da Novabase no Parque das Nações, o Monumental no Saldanha, uma das Torres de Lisboa e a Torre Zen no Parque das Nações fazem parte do seu portefólio.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários