Margem Sul sem ligações fluviais a 11 e 12 de Junho

Transtejo e Soflusa em greve nas vésperas do feriado de Lisboa 

Os trabalhadores da Transtejo e Soflusa decidiram em plenário, no final da semana passada, uma greve às horas extraordinárias, com efeitos imediatos, e a interrupção, de três horas por turno, ao serviço prestado nos dias 11 e 12 de Junho, vésperas do feriado de Lisboa. "A ideia que os trabalhadores têm é que [a greve] vai provocar um grande impacto, dado que os dias 11 e 12 são vésperas dos Santos Populares em Lisboa e que há um grande tráfego entre as duas margens", declarou à Lusa Paulo Lopes, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, após o plenário geral dos trabalhadores da Transtejo. Ressalvando que "esta foi uma proposta apresentada pelo plenário, nem foi uma proposta apresentada pelos sindicatos", o responsável do sindicato disse que as acções de luta agendadas foram motivas pela "paragem total da negociação do Acordo de Empresa", em que se pretende a valorização salarial dos trabalhadores da Transtejo. A greve vai afetar as ligações de Cacilhas, Montijo, Seixal, Trafaria e Barreiro à capital portuguesa. 
Greve foi marcada após plenários de trabalhadores 

Na perspectiva do sindicato, trata-se de concretizar o acordado em dezembro de 2016 e confirmado no acordo de maio de 2017 entre os sindicatos e o conselho de administração da Transtejo, nomeadamente "a integração de 50 por cento do prémio de assiduidade e da integração total do adicional de remuneração, além de se proceder a um aumento salarial que tenha em conta que os trabalhadores não são aumentados desde 2009".
Sobre o impacto do plenário no serviço regular prestado pela Transtejo, Paulo Lopes considerou que "não é significativo", explicando que a paralisação ocorreu durante "cerca de três horas" num período de menos afluência de passageiros.
O plenário geral de trabalhadores da Transtejo realizou-se na quinta-feira provocando perturbações nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria.
Os trabalhadores da Soflusa, empresa de transporte fluvial que liga Barreiro e Lisboa, vão estar em greve a 12 de Junho, reivindicando desenvolvimentos na revisão do Acordo de Empresa.
"Os trabalhadores da Soflusa aprovaram nos plenários ontem [sexta-feira] realizados realizar uma greve no próximo dia 12 de Junho. Os trabalhadores reivindicam que haja o desenvolvimento do processo de negociação da revisão do Acordo de Empresa, com a concretização dos compromissos anteriormente assumidos e que haja o aumento dos salários na empresa", refere a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações num comunicado divulgado este sábado.
Segundo aquela federação, a greve dos trabalhadores marítimos inicia-se "ao primeiro turno do dia 12 e fim no último turno da noite, que acontece já na manhã de dia 13", dos trabalhadores comerciais decorre entre as 8 horas de dia 12 e as 8 horas de dia 13, e a dos restantes trabalhadores acontece durante "todo o dia 12 de Junho".
A Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e Lisboa, enquanto a Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão à capital, pertencendo ambas ao grupo Transtejo.

As razões dos trabalhadores 
"Após três reuniões com o conselho de administração, tendo em vista a revisão do Acordo de Empresa, continuamos sem qualquer perspectiva de alguma conclusão viável, apesar de as estruturas sindicais terem apresentado diversas propostas com vista, designadamente, à valorização salarial dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, por isso, vamos realizar plenários gerais de trabalhadores com paralisação", afirmou a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, em comunicado.
Às propostas sindicais, o conselho de administração da Transtejo e da Soflusa respondeu que, "não tendo sido publicada a Lei de Execução Orçamental, não está em condições de fazer qualquer proposta de aumentos salariais", informou o sindicato.
De acordo com o sindicato, a resposta das empresas Transtejo e Soflusa está a originar "uma situação de impasse, que levou os Órgãos Representativos dos Trabalhadores a apresentarem formalmente um protesto exigindo da empresa a clarificação da sua posição".
Apesar de estar marcada uma nova reunião para a próxima quarta-feira com o conselho de administração da Transtejo e da Soflusa, "torna-se necessário ouvir e informar os trabalhadores sobre a situação criada, pelo que se vai convocar um plenário geral, com paralisação da actividade".

Agência de Notícias com  Lusa 
Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

Comentários