CTA celebra 40 anos em Almada com exposição

Festival de Almada é evento único a preservar

Para assinalar os 40 anos no concelho, a Companhia de Teatro de Almada promove uma exposição no Teatro Municipal Joaquim Benite. No dia 12 de Maio foram apresentados os dois primeiros catálogos. A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, esteve presente na apresentação dos primeiros catálogos da exposição Companhia de Teatro de Almada – 40 anos em Almada, que decorreu no Teatro Municipal Joaquim Benite, ocasião em que dirigiu um agradecimento pelo “trabalho extraordinário” desenvolvido pela Companhia de Teatro de Almada, ao longo destas quatro décadas, para com a cidade e a comunidade almadense.
Companhia de Teatro de Almada fez 40 anos 

“Todos nós vos somos devedores. Almada cresce - em democracia - em torno e com esta companhia de teatro”, assinalou a autarca, enaltecendo uma “arte militante” que soube construir uma relação próxima com a comunidade em que se insere.
“Se hoje se fala de Almada como cidade do teatro, este trabalho começou aqui”, sublinhou, numa cerimónia em que também intervieram o diretor artístico da Companhia de Teatro de Almada, Rodrigo Francisco, a atriz e encenadora Teresa Gafeira, uma das fundadoras da companhia, e o diretor financeiro, Carlos Galvão.
Realizada no âmbito da comemoração dos 40 anos de permanência da Companhia de Teatro de Almada na cidade de Almada, a exposição compreende quatro períodos do percurso da companhia, dos quais os dois primeiros – traduzidos nos catálogos agora apresentados – estão já patentes: da sua fundação, ainda em Campolide, em 1971, passando pela instalação em Almada, em 1978, até à vinda para o espaço que ocupa atualmente, no Teatro Municipal Joaquim Benite.
Inês de Medeiros voltou ainda a expressar publicamente, em nome da Câmara de Almada, a preocupação com a diminuição dos apoios por parte da Direção Geral das Artes ao Festival Internacional de Teatro de Almada, que a companhia realiza já na sua 35ª edição.
“O Festival Internacional de Almada é o grande evento de teatro do país e uma referência internacional”, sublinhou a autarca, reafirmando o compromisso de “afirmar, apoiar e reivindicar a importância deste evento único”.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários