Munícipes fazem concelho de Setúbal mais verde

780 crianças participaram em intervenções de embelezamento nas escolas

Cinco escolas e onze espaços públicos do concelho foram alvo de intervenções no âmbito da iniciativa “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, de requalificação de espaços verdes, durante o mês de Abril. A ação, que integra o projeto municipal “Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde”, contou com o envolvimento de mais de 780 crianças em intervenções de embelezamento nas escolas e com cerca de uma centena de voluntários que ajudaram a transformar onze locais devolutos do concelho em pequenos jardins. 
Crianças colocam escolas mais bonitas 

No total foram plantados quatro dezenas árvores e mil arbustos, a par da colocação de tela, estilha, sistemas de rega e restantes materiais necessários à construção de espaços verdes. As intervenções contemplaram, entre os dias 9 e 18, as escolas básicas de Gâmbia, da Azeda, da Brejoeira, do Faralhão e de S. Gabriel. Houve ainda uma ação no exterior da Escola Secundária D. Manuel Martins.
No dia 14, realizaram-se ações de embelezamento no Parque de Vanicelos e foram construídos espaços verdes, com plantação de arbustos, nas ruas Augusto António Coelho, António Maria de Carvalho e do Fisco, em Vila Nogueira de Azeitão.
Na Quinta de Santo António, um grupo de voluntários plantou hibiscos, laranjeiras, leandros e olaias na Praceta das Figueiras. Na Rua do Antigo Olival, na Bela Vista, foram plantados leandros.
No último fim de semana, as condições atmosféricas obrigaram a adiar algumas das intervenções previstas, mas, ainda assim, foram transformados em zonas verdes pequenos espaços na Estrada da Morgada e na Rua Principal da Praias do Sado.
As restantes ações previstas, na Rua do Mormugão, na Praça do Brasil e na Quinta da Amizade, realizam-se noutro programa municipal assente no voluntariado, o “Setúbal Mais Bonita”, que decorre entre 18 e 20 de Maio, enquanto outra intervenção programada, na zona do Casal das Figueiras, será efetuada entretanto pelos jardineiros da autarquia.
A campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, do projeto municipal “Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde”, visa a qualificação de espaços abandonados ou melhoramento de pequenos espaços verdes, com a participação voluntária dos munícipes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários