Concelho de Setúbal floresce com munícipes

Espaços verdes da cidade com mais árvores 

Os setubalenses arregaçaram as mangas e, ao longo do dia 14 de Abril, trabalharam em conjunto com a Câmara Municipal para tornar mais agradáveis dezenas de espaços verdes do concelho sadino, no âmbito da iniciativa “Seja Jardineiro Por Um Dia!”. Embora algumas atividades previstas tenham sido adiadas para o próximo fim de semana devido à chuva que caiu nos últimos dias, cerca de uma centena de voluntários fizeram questão de se envolver em mais um projeto de participação cidadã da Câmara Municipal de Setúbal, contribuindo, neste caso, para o arranjo de espaços verdes e a plantação de flora urbana. No Parque de Vanicelos, Ana Ramos era um dos exemplos de quem abdicou de ficar em casa para contribuir ativamente na construção de uma cidade mais verde e apelativa.
Novas árvores foram plantadas um pouco por todo o concelho 

“Podem contar comigo em tudo o que seja para fazer a cidade mais bonita. Claro que não podia faltar hoje, pois faço questão de me envolver em todos os projetos que deem aos cidadãos uma oportunidade para melhorar os espaços que são de todos. Também estou sempre no Setúbal Mais Bonita [projeto municipal que desafia voluntários a arranjar zonas e equipamentos urbanos]e na limpeza das praias”.
Ana Ramos vive no Monte Belo e não se importa de contribuir para a melhoria de uma zona distinta da área de residência. “Acaba por ser secundário. Foi o espaço que me foi proposto pela organização e não vi motivos para não aceitar. Também uso este parque e acaba por ser uma oportunidade para a minha filha passar o dia com a amiga da escola”.
Passa pouco das nove e meia da manhã e a filha, Francisca, 7 anos, trabalha afincadamente com a amiga Madalena, da mesma idade, na remoção de ervas de uma área de terreno do Parque de Vanicelos que, até ao final da manhã, passaria pela metamorfose de zona quase devoluta para jardim florido.
Enquanto a Francisca ansiava por poder plantar qualquer coisa que lhe fosse proposta, a Madalena esperava pacientemente pela oportunidade de plantar um malmequer amarelo. “Adoro jardinagem. Dias assim são giros”, reforçou a pequena jardineira.
Para ajudar na dinâmica da manhã de trabalho voluntário, a ação contou com animação, para os mais novos, e música, para todos. A festa acabou por contagiar até os que assistiram à iniciativa por entre corridas matinais ou passeios de animais domésticos.
Rosmaninho, photinhas, briza media, malmequeres. A variedade foi grande entre as flores e os arbustos escolhidos para adornar a área intervencionada no Parque de Vanicelos, escolhida por ser uma das menos usadas neste espaço público de lazer.

 Campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!” termina no fim-de-semana 
Aos munícipes voluntários juntaram-se vários funcionários da Câmara Municipal, com a manhã a contar ainda com as participações dos vereadores Carla Guerreiro, Carlos Rabaçal e Eugénia Oliveira, além do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.
O Parque de Vanicelos é um exemplo entre vários possíveis da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do projeto “Rio Azul, Cidade Verde”.
Em Vila Nogueira, a população contribuiu para a construção de espaços verdes, com plantação de arbustos, nas ruas Augusto António Coelho, António Maria de Carvalho e do Fisco, numa atividade na qual esteve presente o vereador Manuel Pisco e a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves.
Numa parceria com outro projeto municipal de participação cidadã, Nosso Bairro, Nossa Cidade, dezenas de moradores envolveram-se melhoria de outras tantas zonas verdes.
Na Quinta de Santo António, uma equipa constituída por Quá, Pedro Mampuia, Bruno e Missael, reunia experiências de trabalho bem diferentes, com o primeiro elemento, o mais velho do grupo, com 70 anos, e o último, o mais novo, com apenas 7. Num esforço conjunto, fizeram nascer na Praceta das Figueiras hibiscos, laranjeiras, leandros e olaias.
A apenas algumas centenas de metros, na Bela Vista, a Rua do Antigo Olival recebeu vários leandros, num trabalho de equipa de jardineiros municipais com as moradoras Eduarda Fernandes, Domingas Rocha e Ildefonsa Fernandes.
Estas moradoras, porém, pouco puderam contribuir para a causa, uma vez que o trabalho de assessoria de jardinagem acabou monopolizado por Moisés e Samir, 5 e 8 anos, que incansavelmente escavaram, plantaram e regaram as novas árvores.
Como prémio, na Rua do Antigo Olival há agora dois leandros que se distinguem de todos os outros na cidade, pois foram batizados precisamente com os nomes dos esforçados jardineiros Moisés e Samir.
A campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, que teve início no dia 9 de Abril  na rede escolar de Setúbal, prossegue o longo desta semana em mais escolas do concelho, culminando no próximo fim de semana, com iniciativas destinadas a toda a população e que, inicialmente previstas para o dia 14, foram adiadas devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir nos últimos dias.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários