Ação de voluntariado urbano chega ao Barreiro em Maio

Mega ação envolve milhares em intervenções no espaço público e escolas do concelho

A Câmara do Barreiro anunciou ena quarta-feira a realização de uma mega ação de voluntariado urbano, que envolve alunos e voluntários em diversas intervenções no espaço público e escolas do concelho. A iniciativa, intitulada 'Dia B', vai para a sua sétima edição e este ano vai decorrer nos dias 25 e 26 de Maio, estando já a ser preparada. "O 'Dia B' serve para aproximar as pessoas. Independentemente das obras executadas, o 'Dia B' sempre foi um momento de interação e convívio, de ajuda para o bem comum", disse Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, durante a apresentação da iniciativa. Frederico Rosa realçou "a emoção e o sentimento de pertença" que o 'Dia B' possibilita e que pretendem que "se prolongue por todos os dias do ano". A entrega dos projetos para o espaço público e coletividades decorre até dia 30 de Abril, no site oficial da autarquia ou nas uniões e juntas de freguesias do concelho do Barreiro.  
Câmara do Barreiro apresentou projeto do "Dia B" 

Uma Cidade a Pulsar” é o tema da VII edição do Dia B, que se realiza a 25 e 26 de Maio, no concelho do Barreiro. "O Dia B – uma mega ação de voluntariado urbano – está, há muito, em preparação", disse Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, durante a apresentação do evento. Tal como em anos anteriores, "será construído com a participação da comunidade, desde a entrega de propostas, passando pela formação de grupos de trabalho até à concretização dos projetos, prevendo-se a participação de milhares de pessoas – das mais variadas idades", explica o autarca.
O 'Dia B' será construído com a participação da comunidade, desde a entrega de propostas, passando pela formação de grupos de trabalho até à concretização dos projetos, prevendo-se a participação de milhares de pessoas, das mais variadas idades.
“O Dia B serve para aproximar as pessoas”, diz Frederico Rosa. “Independentemente das obras executadas, o Dia B sempre foi um momento de interação e convívio, de ajuda para o bem comum”. Frederico Rosa realçou “a emoção e o sentimento de pertença” que esta ação possibilita e que “queremos que se prolongue por todos os dias do ano”.
O dia 25 será dedicado às escolas e zonas envolventes. A 26 de Maio, as intervenções terão uma forte incidência no espaço público e espaços coletivos, nomeadamente através do movimento associativo local.
Mónica Duarte, Coordenadora do Projeto, apresentou a nova imagem e o slogan do 'Dia B' para este ano. "Uma Cidade a Pulsar" é o slogan escolhido que reflete "o B como um projeto cada vez mais humano".
Mónica Duarte salientou a sinergia, que se pretende cada vez maior, entre empresas, escolas, IPSS, coletividades. "Mais do que tornar uma cidade bonita, o 'Dia B' torna-nos a nós mais bonitos", disse.
Desde 2012, que mais de 31.700 pessoas tornaram possível a realização de mais de 580 ações em escolas, coletividades, IPSS e vários espaços públicos de todo o concelho com o forte envolvimento das Uniões de Freguesias, empresas locais e nacionais.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários