Setúbal festejou São Martinho com muita animação

Moinho da Mourisca e bairros animam cidade com magustos

Um magusto deu outro sabor, nos dias 11 e 12, ao Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, que encheu ao receber visitantes para participarem em workshops de culinária e em atividades ao ar livre e, claro, provarem castanhas e vinho novo. A iniciativa Magustar no Moinho aliou o melhor das festividades do São Martinho com o turismo de natureza proporcionado pelo Moinho de Maré da Mourisca, em conjugação, ainda, com o Dia Europeu do Enoturismo. O São Martinho - com muita água-pé e castanhas - também se comemorou nos bairros Quinta de Santo António, Alameda das Palmeiras, Bela Vista e Manteigadas, iniciativas inseridas no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.
Sabores de Outono deram vida ao Moinho de Maré na Mourisca 

No Moinho de Maré da Mourisca, a lista de participantes no workshop de culinária com a chef Cristina Sá rapidamente chegou ao limite de inscrições.
Quem teve oportunidade de assistir à demonstração gastronómica aprendeu a harmonizar sardinhas panadas com castanha caramelizada e vinho novo, no caso, oriundo da Adega Camolas.
O Magustar no Moinho, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Reserva Natural do Estuário do Sado, contou, também, com os apoios da Teor Pitoresco e Makro, bem como com a colaboração da Liga para a Proteção da Natureza.
O programa incluiu o peddy paper à Descoberta do Sado, através do qual cerca de duzentas pessoas aproveitaram para conhecer melhor, por via de percursos e trilhos da Herdade da Mourisca, a riqueza da biodiversidade do Estuário do Sado.
O Moinho de Maré da Mourisca localiza-se em plena reserva natural e proporciona atualmente aos amantes de observação de pássaros a oportunidade de ver de perto cerca de 250 espécies invernantes diferentes, algumas delas organizadas em colónias inteiras no estuário.
Só entre Março e Setembro deste ano, o Moinho de Maré, equipamento turístico propriedade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, gerido pela Câmara Municipal, recebeu mais 50 mil visitantes.

'Nosso Bairro' celebra São Martinho

Bairros de Setúbal juntaram-se no São Martinho 
Castanha assada, batata-doce, sardinha, água-pé e muita música animaram os magustos de São Martinho dos bairros Quinta de Santo António, Alameda das Palmeiras, Bela Vista e Manteigadas, iniciativas inseridas no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.
Na Bela Vista, a festa, organizada pelos moradores, no dia 11, no Pátio das Hortas, contou com animação a dobrar devido à comemoração do terceiro aniversário do projeto Garrrbage que ofereceu a sardinha assada.
O evento, que contou com a presença de Carlos Rabaçal, vereador responsável pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, foi animado por música e karaoke com Filipe Reya.
Já o bairro da Quinta de Santo António celebrou o São Martinho nos dias 10 e 11, com uma festa realizada junto do estabelecimento comercial Taberna do Preto.
A iniciativa, organizada pela Comissão de Acompanhamento do Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, incluiu venda de artesanato, tasquinhas gastronómicas e animação musical, além de oferta de castanha assada.
Na Alameda das Palmeiras, onde a festa se realizou no pátio anexo à sede do espaço A Nossa Casinha, e nas Manteigadas, no parque infantil, os eventos, realizados na tarde de dia 11 contaram com a oferta de castanha assada e animação musical.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários