Tiago Venâncio treinador nas piscinas de Azeitão

Câmara quer melhorar resultados da natação com atleta olímpico 

O nadador olímpico Tiago Venâncio vai assumir as funções de treinador principal da piscina municipal de Azeitão, em Setúbal, com o objetivo de melhorar os resultados desportivos da modalidade no concelho, anunciou, na segunda-feira, a autarquia setubalense. Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Setúbal, a contratação de Tiago Venâncio "contribuirá para o incremento a curto, médio e longo prazo da qualidade dos resultados da modalidade no concelho de Setúbal". “Estamos muitos satisfeitos em contar com ele [Tiago Venâncio]. Além de setubalense, é um nome forte na natação e um ídolo para as novas gerações de atletas”, destaca o diretor do Departamento de Desporto da autarquia, Luís Liberato.
Tiago Venâncio já começou a dar aulas de Natação em Azeitão 

Tiago Venâncio, um dos nadadores portugueses com mais êxito internacional, foi apresentado, juntamente com a nova equipa técnica, como treinador principal de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão. Perto de uma centena de pessoas, entre atletas, encarregados de educação, treinadores e técnicos municipais marcaram presença no encontro de início de época desportiva realizado na Piscina Municipal de Azeitão e que serviu para apresentar a nova equipa técnica.
O atleta olímpico Tiago Venâncio, que lidera a nova equipa de três treinadores em diversos escalões, contratada no âmbito da remodelação da estrutura técnica da natação desportiva gerida pela associação Onda, por protocolo com a Câmara de Setúbal, mostrou-se motivado e entusiasmado com o novo desafio.
Além de Tiago Venâncio, a nova estrutura técnica de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, que assumiu funções a 1 de Setembro, é composta por Susana Vale, igualmente como treinadora principal, José Palmela, na natação desportiva, e Bruno Espergueiro, nos cadetes.
O encontro, que serviu para encarregados de educação e atletas esclarecerem pequenas dúvidas de início de época desportiva, como horários e inscrições, serviu, sobretudo, para apresentar objetivos e revelar a nova filosofia que, a partir da tarde de dia 4, move as braçadas dos treinos de natação.

Treinos arrancaram esta segunda-feira 
A Câmara de Setúbal considera que a chegada de Tiago Venâncio para técnico principal da Natação Desportiva de Azeitão contribuirá para o incremento a curto, médio e longo prazo da qualidade dos resultados da modalidade no concelho de Setúbal.
“Estamos muitos satisfeitos em contar com ele [Tiago Venâncio]. Além de setubalense, é um nome forte na natação e um ídolo para as novas gerações de atletas”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude, Inclusão Social da autarquia Luís Liberato.
Licenciado em Desporto, treinador de natação desde 2009, com passagem por diversos clubes em Portugal, Espanha e Dubai, Tiago Venâncio pertence a um grupo muito restrito de nadadores portugueses de elevado talento e sucesso na natação nacional e internacional.
Como atleta, Tiago Venâncio marcou presença consecutiva em três Jogos Olímpicos, em Atenas 2004, quando se tornou no nadador português mais jovem de sempre a atingir este patamar, e depois em Pequim 2008 e Londres 2012.
A Câmara de Setúbal salienta ainda que Tiago Venâncio, de 30 anos, foi um dos nadadores portugueses com mais êxitos desportivos e que bateu 95 recordes nacionais, foi 42 vezes campeão nacional português, 12 vezes campeão nacional espanhol e nove vezes campeão nos Emirados Árabes Unidos/Dubai.
Atualmente membro do Conselho Diretivo da Academia Olímpica de Portugal e, agora, treinador principal da equipa de natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, desempenhou, a convite da Câmara  de Setúbal, a função de Embaixador para a Natação do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.
A natação desportiva da Piscina Municipal de Azeitão, cujos treinos começaram esta segunda-feira, conta com perto de seis dezenas de atletas em vários escalões. Os interessados em obter informações sobre horários e inscrições devem contactar a secretaria da Piscina Municipal de Azeitão, para o telefone 212 199 540.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários